Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Autarquia e Acicb com programa de Natal

Reconquista - 23/11/2017 - 9:30

Mercado de Natal e animação de rua são as principais atividades previstas para este ano. A abertura é já no dia 30.

Partilhar:

Sérgio Bento (ACICB) com o presidente do município Luís Correia. FOTO RECONQUISTA

A Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa (Acicb) e a Câmara Municipal de Castelo Branco, à imagem do aconteceu em anos anteriores, vão levar a cabo um conjunto de atividades de Natal a iniciar já no final do corrente mês. Em conferência de imprensa realizada na passada quinta-feira, dia 16, no salão nobre da autarquia albicastrense, foi divulgado o programa, do qual se destaca o Mercado de Natal a realizar no centro cívico da cidade.

Este ano, a novidade prende-se com o facto de este mercado ter uma duração de três fins de semana, sendo assim alargado em termos temporais relativamente às edições anteriores. Os próximos feriados de 1 e 8 de dezembro são sextas-feiras e esta circunstância não foi alheia a esta tomada de decisão por parte das entidades organizadoras. Assim, de acordo com o que foi revelado na mesma sessão de apresentação, o mesmo irá realizar-se entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro; 8 de dezembro e 10 de dezembro; e 15 de dezembro a 17 de dezembro. A abertura oficial será às 18H00 do próximo dia 30.

Luís Correia, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, no decorrer da conferência de imprensa realçou o facto de “a Câmara Municipal e a Associação Comercial terem mais uma vez decidido levar por diante aquilo que tem sido um conjunto de atividades a realizar na cidade para a dinamização quer social, quer económica desta região do país”. O responsável máximo pela gestão autárquica albicastrense frisou também que esta “é mais uma parceira que efetuamos com entidades concelhias e regionais que pretende, durante o mês de dezembro, realçar a época natalícia, dinamizar e apoiar o comércio local e também dessa forma trazer mais vida ao centro e a todas as áreas mais comerciais da cidade de Castelo Branco”.

O presidente da Direção da Acicb, Sérgio Bento, referiu por seu lado que esta “é de facto uma época em que importa trazer uma nova vida e uma nova dinâmica à cidade. O comércio de proximidade precisa destes incentivos e destas iniciativas para que possamos ter aqui o reflexo do nosso trabalho e consigamos chegar às pessoas”.

O mesmo dirigente associativo sublinhou também naquela ocasião que “este ano, tomamos a decisão de procurar aquilo que de bom temos na cidade e no concelho, pelo que procurámos as nossas associações, os nossos grupos de teatro, os nossos grupos musicais, os nossos ginásios e vamos fazer todas estas iniciativas praticamente com «a prata da casa»". Sérgio Bento esclareceu ainda sobre esta aposta que “a ideia foi puxá-los até nós, fazermos um protocolo com eles e criar uma nova dinâmica na sociedade com aquilo que é nosso e com as nossas pessoas”.

De acordo com o que foi divulgado na altura e no dia seguinte pelos serviços da Acicb em nota de imprensa, o Mercado de Natal irá contar com 50 expositores e o seu objetivo será "dar visibilidade aos produtos gastronómicos e de artesanato locais". De entre as atividades que irão acontecer nesses dias, destacam-se os insufláveis, a modelagem de balões e pinturas faciais com a ETEPA – Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense, os ateliers de Natal para os mais novos e o Cantinho do Pai Natal com a presença de diversas personagens ligadas à quadra natalícia que se aproxima.

Por toda a cidade, como é anunciado, "iremos ter grupos beirões a atuar levando um pouco do espírito desta época a muitos pontos de Castelo Branco, descentralizando as atividades". Como é revelado através da mesma informação, os locais onde os grupos irão maioritariamente atuar são o largo de São João, a Quinta do Amieiro, a Quinta Pires Marques, a Quinta da Carapalha e a Quinta Dr. Beirão, com passagem pelas principais ruas e avenidas da cidade".

A par destas arruadas, também a carrinha "Pão de Forma" desta associação irá percorrer toda a cidade ao longo do mês de dezembro.

COMENTÁRIOS