Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Bloco de partos não vai fechar nas festas

José Furtado - 22/12/2022 - 19:18

Bloco de partos vai funcionar no Natal e ano novo, garante a administração da ULSCB.

Partilhar:

Hospital Amato Lusitano. Arquivo Reconquista

A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco não espera ter constrangimentos nos serviços durante a época de Natal, garantiu a administração ao Reconquista.

Esta semana soube-se que pelo menos quatro hospitais deverão encerrar temporariamente os seus blocos de partos, entre os quais o Hospital Sousa Martins da Guarda, por falta de profissionais.

No caso do Hospital Amato Lusitano a administração responde que a 16 de dezembro informou a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) e o novo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) “de que a ULS de Castelo Branco tinha totalmente assegurada a escala do Serviço de Urgência de Ginecologia/Obstetrícia – bloco de partos, para o mês de dezembro, incluindo todos os fins-de-semana bem como o dia 01 de janeiro de 2023”.

Esta informação foi prestada a pedido da ARSC e do diretor executivo do SNS, garantiu a mesma fonte, segundo a qual a informação “é transversal aos outros serviços".

A nova direção executiva do SNS determinou através de despacho que na região de Lisboa e Vale do Tejo passará a haver três grupos de hospitais que a partir do próximo fim de semana irão cooperar entre si e partilhar recursos para as urgências de obstetrícia e blocos de partos, diz o Expresso.

Segundo a mesma fonte depois do Natal há "escalas" de fechos programados de urgências, e os hospitais irão abrir os blocos de partos rotativamente, para colmatar a falta de profissionais.

Mas há também carências nas zonas de Caldas da Rainha e Abrantes, entre outras.

COMENTÁRIOS