Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Cada gota conta é tema de concurso

João Carrega - 31/03/2023 - 18:01

Campanha dos Serviços Municipalizados e da Câmara de Castelo Branco está a ser desenvolvida junto das escolas.

Partilhar:

O programa foi apresentado na autarquia

Os Serviços Municipalizados de Castelo Branco (SMCB) e a Câmara albicastrense acabam de lançar a campanha “Cada Gota Conta”. O objetivo desta iniciativa, que inclui um concurso junto dos alunos dos 7º e 8º anos do ensino básico das escolas do concelho, passa por “sensibilizar os mais jovens para a importância do recurso água e fomentar bons hábitos de utilização e de consumo junto da comunidade escolar do concelho, bem como veicular esta mensagem pela restante comunidade do concelho”.

A campanha foi apresentada em conferência de imprensa, no salão nobre dos Paços do Concelho, na semana passada. “Este é um dia importante em que pretendemos iniciar uma campanha significativa para não se não desperdiçar água. As crianças e os jovens são os primeiros a sensibilizar os pais e amigos para hábitos de poupança de água. Será impossível concretizar este objetivo sem as dinâmicas das escolas”, explicou Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara.

Para a administradora dos SMCB, Sónia Mexia, “é urgente mudar e poupar água, daí a importância desta campanha”. A responsável pelos Serviços recordou um tempo não muito distante que em Castelo Branco faltava água nas torneiras. Por isso, diz, “é preciso desafiar os jovens a refletirem sobre os problemas da escassez de água “.

A campanha já está no terreno e todos os alunos daqueles anos de escolaridade receberam uma gota, em cartolina, a qual deverá ser preenchida com frases ou imagens, tendo em conta as seguintes palavras: água, escassez, sustentabilidade, resiliência, desperdício e reaproveitar. Os trabalhos devem ser elaborados e expostos na escola até ao próximo dia 12 de maio, sendo posteriormente selecionados (até dia 19) seis trabalhos por escola, cuja votação estará a cargos dos alunos dessa mesma escola. Os seis trabalhos de cada escola serão expostos no Atendimento ao Público dos Serviços Municipalizados até ao final do mês de junho. No dia 5 de junho, dia Mundial do Ambiente, serão divulgados os três trabalhos vencedores.

“Os autores das três Gotas vencedoras serão premiados com um dia nas instalações dos Serviços Municipalizados a acompanhar as diversas atividades desenvolvidas, nomeadamente o Atendimento ao Público, as Oficinas, o Laboratório de Águas, o Laboratório de Contadores, a deteção de fugas de água”, explica Sónia Mexia.

Para além do concurso, foi produzido um vídeo que será também disponibilizado às escolas, sobre alterações climáticas, a história do abastecimento de água em Castelo Branco e a importância de evitar o desperdício de água. O jogo gigante da glória é outro dos instrumentos que as escolas terão à disposição.

COMENTÁRIOS