Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Conversas com Livros vão andar pelo concelho

Reconquista - 22/05/2021 - 16:00

A Alma Azul e o município promovem várias “Conversas Com Livros”, a partir de publicações editadas ou patrocinadas pela Câmara, em vários espaços do concelho.

Partilhar:

A primeira sessão decorre na Biblioteca Municipal

A Alma Azul e o município de Castelo Branco promovem, em parceria, várias “Conversas Com Livros”, a partir de publicações editadas ou patrocinadas pela Câmara Municipal, e que terão lugar em vários espaços do concelho, nos meses de maio e junho.

A sessão inaugural é dia 20, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, dedicada aos livros “Castelo Branco – Memórias da 1.ª Invasão Francesa (Radiografia de um Manuscrito)”, de Elias Martins Vaz; e “Os Combatentes de São Vicente da Beira na Grande Guerra”, de Maria Libânia Ferreira e José Teodoro Prata, da RVJ Editores.

“Dois livros sobre a história do concelho que importa revisitar, através de conversa informal e aberta, sobre dois assuntos sensíveis e do qual muito há ainda para analisar e classificar; e em que os investigadores locais têm um papel relevante na fixação do património comum para uma memória futura, nesta ocasião, de dois acontecimentos importante na história da Europa”, refere a informação sobre o evento. Todas as presenças e contributos nesta conversa serão, por isso, acolhidos com grande interesse, contando a sessão com a presença dos autores: Elias Martins Vaz, Maria Libânia Ferreira e José Teodoro Barata.

Domingo, dia 23, às 17H00, a sessão de “Conversas Com Livros” será no Parque do Barrocal, “uma elegia à natureza e também o elogio ao caminho na versão do poeta Antonio Machado: caminhante, não ay caminho;/ se hace caminho al andar”. Aqui são três os livros que dão mote à conversa: “Notas de Campo na Beira Baixa” e “Silenciosamente”, ambos de Luísa Ferreira Nunes, da RVJ Editores; e “794 km - Um Caminho dos Pirenéus a Compostela”, de José Manuel Boieiro, edição do Município.

“Serão três livros com ilustrações e fotografias que convidam à viagem e a uma conversa sobre o conceito de natureza no século vinte e um” e na qual estarão também presentes os autores: Luísa Ferreira Nunes e José Manuel Boieiro.

“Os livros servem para (entre muitas outras funções e tal como uma pedra lançada num pequeno lago) criar movimento e ondulação que agite as margens e nos potencie o olhar (e os outros sentidos) em direção ao mundo que nos rodeia; para que a história que nos precede a possamos integrar na nossa vida comunitária; transformando o nosso presente numa inspiração com futuro. É essa a filosofia destas Conversas Com Livros, abertas a todos os interessados e a todas as opiniões”, remata o comunicado.

COMENTÁRIOS