Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Cuidados na comunidade fazem anos na rua

José Furtado - 09/02/2017 - 16:43

Os rastreios em dia de aniversário encaminharam 20 pessoas para a equipa de saúde familiar.

Partilhar:

O projeto juntou os parceiros em dia de aniversário. Foto José Furtado/ Reconquista

Andam todos os dias na rua a levar a saúde às pessoas e foi na rua que decidiram assinalar os três anos de existência. 

A Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco (UCCCB) comemorou a data no dia 3, com ações no centro cívico da cidade. Educação para a saúde, monitorização da tensão arterial e glicemia, gestão do regime terapêutico e distribuição de folhetos à comunidade foram algumas das iniciativas. 

Só nos rastreios participaram 188 pessoas, a maioria homens. 

Muitos terão dado a participação por bem empregue já que foram encaminhados para a equipa de saúde familiar 20 utentes, por apresentarem valores de glicemia e tensão arterial muito superiores aos recomendados pela Direção Geral da Saúde, apurou o Reconquista junto da organização.

A UCCCB tem morada no Centro de Saúde de São Tiago, da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, mas vive fora de portas e em parceria. Odete Vicente, a principal responsável pelo projeto, enumera a colaboração com várias instituições locais, como a PSP, a Associação de Profissionais de Educação Física ou a Associação de Apoio à Criança de Castelo Branco, entre outras, que ao longo do dia de aniversário passaram pelo centro cívico. 

A equipa da unidade é constituída por três enfermeiros a tempo inteiro, uma médica a tempo parcial, farmacêutica, higienista oral e assistentes que vestem a camisola. 

O dia do aniversário foi apenas um exemplo.

“Temos profissionais motivados que não se importam de vir para aqui às sete da manhã para montar uma tenda”, diz a enfermeira sobre a sua equipa, que nem a chuva e o vento que se fizeram sentir demoveu. 

A unidade também continua a fazer quilómetros pelo concelho com o apoio domiciliário embora ultimamente os pedidos de ajuda venham sobretudo da cidade.

A UCCCB promete voltar a assinalar datas especiais na rua e em contacto com as pessoas, como pretende fazer no Dia Mundial da Saúde, a comemorar talvez fora da cidade de Castelo Branco.

COMENTÁRIOS