Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Dia da Atividade Física vale 524 km em dez horas

Artur Jorge - 05/04/2017 - 14:13

A proposta dos profissionais de Educação Física passa por somar os quilómetros do perímetro do distrito. É no dia 6 de abril, quinta-feira.

Partilhar:

O Dia Mundial da Atividade Física, quinta-feira, 6 de abril, é assinalado em Castelo Branco com o desafio de conseguir um acumulado de 524 km (corrida, caminhada ou bicicleta) em dez horas.

Esta é a proposta lançada pela Associação de Profissionais de Educação Física (Apefcb), que acha o simbolismo do dia demasiadamente importante para passar em claro. Nesse sentido, é lançado um repto à comunidade para que o perímetro do distrito de Castelo Branco seja cumprido em atividade física. É definido um percurso à volta da lagoa artificial albicastrense, na zona de lazer, no qual as pessoas vão fazer quilómetros até acumular ou ultrapassar a meta pré-definida.

O programa, com início às 10H00, é, contudo, mais vasto e engloba avaliações de composição corporal, tensão arterial e glicémia. Também uma prova de orientação, uma aula de cycling indoor, uma sessão extraordinária do “Acerte o Passo” e uma conferência sobre Atividade Física e Saúde com o professor Rui Paulo e o médico João Figueiredo.

“Não queremos que a atividade se esgote só na soma de quilómetros”, explicou João Paulo Ramalho em conferência de Imprensa. O presidente da Apefcb lembra o papel proactivo que a instituição que lidera tem assumido e conta com a sensibilidade das pessoas para fazer do Dia Mundial da Atividade Física um momento marcante.

Os profissionais de Educação Física recusam aceitar que Portugal continue a ter o carimbo de “país da Europa com maior taxa de sedentarismo”. Em Castelo Branco têm dado o mote a diversos projetos da criação de hábitos de vida ativa e é com a mesma perspetiva que abraçam o “10 Horas e 524 km”. A iniciativa é aberta, gratuita e pede a colaboração de todos.

“A diminuição da prevalência do sedentarismo é um contributo significativo para evitar doenças e aumentar a qualidade de vida. É pertinente que continuem a ser desenvolvidos e reforçados programas e ações de sensibilização que ajudem à consciencialização da comunidade, quanto à adoção de um estilo de vida mais ativo e quanto ao valor inquestionável das atividades físicas na melhoria da sua qualidade de vida”, advoga a associação de classe sedeada no edifício da lagoa.

O programa alusivo ao Dia Mundial da Atividade Física conta com o apoio da Unidade de Cuidados da Comunidade de Castelo Branco e da Academia de Judo Ginásio de Castelo Branco. 

 

 

COMENTÁRIOS