Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Enduro GP está no terreno

Reconquista - 05/05/2018 - 15:00

Já está no terreno o Enduro GP de Castelo Branco. A Super Test de 6.ª feira juntou uma multidão no campo do Montalvão.

Partilhar:

Super Test de sexta-feira abriu em alto nível o Enduro GP de Castelo Branco

Castelo Branco acolhe de 4 a 6 de maio a caravana mundial do enduro. Pelo segundo ano consecutivo, a Escuderia CB entra na alta-roda da modalidade e os níveis de exigência estão elevados, depois da organização albicastrense em 2017 ter sido distinguida como a melhor da temporada.

“É uma prova que demora seis meses a preparar e que custa muito dinheiro a todos os intervenientes”, salientou António Sequeira durante a apresentação oficial do Enduro GP, no último domingo numa zona nobre do espaço comercial que sponsoriza o evento. O presidente da Escuderia lembra que esta é uma prova que “custou muito a conquistar” e que garante, além do retorno económico, uma projeção da imagem de Castelo Branco para o mundo. A melhor foto do último campeonato foi conseguida na prova albicastrense.

O clube dos desportos motorizados quer transformar Castelo Branco numa cidade do enduro. E, por isso, volta a colocar a fasquia num nível elevado. “O Alegro Enduro de Castelo Branco foi um excelente projeto que tivemos em 2017. Procuramos para esta edição manter o que resultou bem e otimizar os pontos mais bem-sucedidos”, explicou na circunstância Hélder Esteves, diretor geral da prova. Nesse sentido, a Super Test do campo do Montalvão vai abrir não só as hostilidades na noite de sexta-feira (21h00), como ser estendida para o final de cada dia de competição. Por outro lado, a Extreme Test abandona por questão percetíveis a emblemática zona do barrocal, que está a ser intervencionada, e é desviada para as suas “traseiras”. Ganha o nome de Quinta da Pipa. A Cross Test é na antiga pista de motocross do Bairro do Valongo e a Enduro Test repete a zona da talagueira, logo à parte debaixo do Alegro, onde estará instalado o centro de operações, Parque Fechado e Paddock.

“Queremos a prova junto à cidade”, salientou Hélder Esteves. Logo na sexta-feira, dia 4, os pilotos – oitenta por cento são estrangeiros e as suas estruturas vêm uma semana antes para Castelo Branco – vão fazer a ligação entre o Alegro e a Super Test por algumas artérias da cidade e terão um controlo horário nas Docas, com apresentação dos craques ao público.

As especiais de classificação são percorridas três vezes em cada dia. No sábado a partida está marcada para as 10 horas e no domingo uma hora mais cedo.

CONFIANÇA A azáfama já começou no centro nevrálgico do Enduro GP. “São dores de cabeça saudáveis. Estamos preparados para receber pelo segundo ano um evento desta dimensão”, disse Cristina Roxo. A diretora do Alegro realça a dinâmica que a prova do Mundial traz ao espaço comercial: “é um momento significativo para as nossas lojas”.

A realização da terceira prova do calendário mundial de 2018 em Castelo Branco é aplaudida também pelos autarcas. “Quando a melhor fotografia do último Mundial é de Castelo Branco, imaginem o impacto da nossa imagem no exterior. Por outro lado, é uma prova que traz muitos visitantes e isso funciona numa lógica de crescimento”, frisou José Alves, vice-presidente da Câmara de Castelo Branco. Pelo mesmo diapasão alinha Leopoldo Rodrigues, da Junta de Freguesia: “É um evento que projeta a nossa cidade, porque temos um clube com grande capacidade para o realizar”.

 

 

Prova no Chile preparada aqui

A Federação de Motociclismo de Portugal vai aproveitar a ronda albicastrense do Campeonato do Mundo para realizar um estágio de competição com vista à participação dos nossos melhores pilotos na edição de 2018 dos 6 Dias, que este ano decorrem em Viña del Mar, no Chile.

O facto do Alegro Enduro de Castelo Branco receber os melhores pilotos da especialidade é “um fator de competitividade que a entidade federativa valoriza”, foi explicado na apresentação do Enduro GP. Daí que a FPM tenha selecionado dez pilotos para iniciarem aqui a preparação da prova chilena no mês de novembro.

COMENTÁRIOS