Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Feira mostra trabalho das instituições sociais

José Júlio Cruz - 19/04/2018 - 11:15

Feira Social In decorre no centro da cidade até domingo e celebra 20 anos da associação Amato Lusitano.

Partilhar:

A feira acontece até domingo no centro da cidade

A terceira edição da Feira Social In começa esta quinta-feira em Castelo Branco até domingo, dia 22.

O certame irá desenvolver-se fisicamente no centro cívico da cidade albicastrense com uma mostra de cerca de meia centena de expositores representantes de instituições e associações da chamada economia social.

Paralelamente, decorrem também um concurso de ideias (dia 20, às 17H00, na biblioteca municipal), um ciclo de seminários e debates temáticos (dia 19, das 9H00 às 17H30, na biblioteca municipal) e o chamado «Ignite In» onde duas dezenas de instituições num registo informal em cinco minutos falam do seu trabalho (dia 20, pelas 21H00, na biblioteca municipal).

Relativamente ao programa, refira-se que a abertura do certame está prevista para dia 19, às 10H00. Contudo, importa realçar que o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva, marca presença na sessão de encerramento do ciclo de seminários, no dia 19, pelas 17H00.

A iniciativa tem como objetivo permitir às instituições fazerem eco das suas atividades junto do público em geral, promovendo também alguns produtos e serviços das mesmas, e foi apresentada recentemente em conferência de imprensa que teve lugar no salão nobre da autarquia,

José Alves, vice-presidente da Câmara Municipal, realçou o trabalho desenvolvido por um conjunto de entidades que leva por diante esta iniciativa, bem como o número de empregos que é gerado nestas instituições da economia social.

Arnaldo Brás, em nome da Associação Amato Lusitano que alberga no seu seio o projeto que dá corpo ao certame, falou também de emprego e da envolvência da feira.

Tanto mais que esta terceira edição coincide com o 20.º aniversário precisamente da Associação Amato Lusitano que é assinalado publicamente no decorrer do certame.

Ainda assim, o contrato local que suportou a realização destes três certames termina em outubro próximo, pelo que este responsável deixou no ar a necessidade de se encontrarem parceiros e alternativas ao atual modelo para que a Feira Social In de Castelo Branco possa continuar a realizar-se em anos futuros.

Melo Bernardo, diretor da Segurança Social de Castelo Branco, lembrou a este propósito que "o lançamento dos CLDS na altura foi uma muito boa aposta". Agora, como diz, "importa sobretudo inovar e tentar melhorar o que está feito, chegando o mais longe possível no apoio às pessoas".

Este responsável aproveitou a ocasião para deixar alguns números que cimentam a importância deste setor na economia regional e, assim sendo, ficou a saber-se que só no concelho de Castelo Branco o investimento da Segurança Social é de 12 milhões de euros.

Neste concelho existem 37 Instituições Particulares de Solidariedade Social e há 1550 pessoas a trabalhar nesta área.

"Se a tudo isto juntarmos a Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa de Castelo Branco e os investimentos que são efetuados anualmente pelas famílias, a economia social é um setor que movimenta por ano neste concelho qualquer coisa como 25 milhões de euros", rematou Melo Bernardo.

Esta terceira Feira Social In de Castelo Branco é promovida pelo projeto Contrato Local de Desenvolvimento Social de Castelo Branco, com o apoio de um grupo de parceiros que estão com ela desde a primeira hora, a saber: Câmara de Castelo Branco, Politécnico de Castelo Branco, AEBB, ACICB, CEi, IEFP e Segurança Social.

Todos eles marcaram presença nesta apresentação, tendo os seus responsáveis demonstrado o apoio e o carinho que têm pela iniciativa, bem como a disponibilidade para contribuírem para encontrar uma solução futura para a realização desta feira.

COMENTÁRIOS