Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Festival Y volta a passar pelo Cine Teatro

Reconquista - 26/03/2024 - 15:16

Programação do festival de artes performativas inclui 11 espetáculos em vários palcos da região.

Partilhar:

Cine Teatro Avenida. Foto arquivo Reconquista

O Festival Y celebra este ano as duas décadas de existência e a sua programação volta a passar pela cidade de Castelo Branco. O Festival de Artes Performativas organizado pela Quarta Parede, da Covilhã, irá passar por estas duas cidades e ainda por Belmonte e o Paul.

São ao todo 11 espetáculos nos quais “nós quisemos contemplar a diversidade das artes performativas, tanto nos seus formatos como nos temas”, afirmou na apresentação a coprodutora do festival.

Em declarações registadas pela Rádio Cova da Beira, Silvia Pinto Ferreira lembrou o pioneirismo do Y como festival descentralizado e de promoção de uma linguagem artística inovadora, que passados 20 anos “é também símbolo de uma resistência cultural”.

O arranque acontece a 4 de abril no Teatro Municipal da Covilhã, com Ana Lua Caiano, que explora a fusão musical, através da junção da música tradicional portuguesa com música eletrónica, descreve a organização.

A autora participou recentemente na atuação de evocação dos 50 anos do 25 de Abril na final do Festival da Canção, em que interpretou “Que Amor Não me Engana”, de Zeca Afonso. Ana Lua Caiano entra agora em digressão com o seu primeiro álbum.

A primeira apresentação no Cine Teatro Avenida em Castelo Branco está agendada para as 21H30 e 12 de abril com “Simulacro”, uma performance de Margarida Monteny e Carminda Soares que parte “de um conjunto de ações e gestos presentes no quotidiano das duas intérpretes, atravessado por fragmentos de memórias partilhadas, num exercício lento de transformação dos corpos e das suas pulsões”.

A 3 de maio o palco albicastrense recebe “Ciclone” de Leonor Cabral e a programação do festival em Castelo Branco fica concluída a 19 de junho com “Nancy en Vietnam” de Cia Altraste Danza.

COMENTÁRIOS