Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Fez-se luz para mais um Natal

José Furtado - 15/12/2022 - 10:16

VÍDEO Iluminação festiva estará este ano acesa apenas entre as 18H00 e a meia-noite.

Partilhar:

Música abriu festejos de Natal na cidade. Foto Reconquista

O “Natal em Castelo Branco é fácil gostar” começou com música e muita luz. A chegada da noite de 7 de dezembro trouxe a inauguração da iluminação desta quadra festiva marcada pelo regresso de clássicos como a árvore de Natal gigante do centro cívico mas também novidades, como a avenida de luz na 1.º de maio, que pelo segundo ano volta a ter uma decoração diferente. Este ano há mais zonas da cidade com iluminação, o que à primeira vista contraria as recomendações para a poupança de energia motivadas pela crise energética. O presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco responde com outras medidas. Leopoldo Rodrigues informou que com exceção dos dias 24 e 25 e da noite de passagem de ano a iluminação estará acesa apenas entre as 18H00 e a meia-noite. Além disso mantém-se a aposta em iluminação LED, uma opção mais económica que vem sendo seguida há vários anos.

A iluminação, o mercadinho de Natal na avenida Nuno Álvares, as exposições de presépios e legos, o comboio de natal, concertos e atividades como a receção ao pai natal são alguns dos atrativos para chamar gente ao centro da cidade e com isso ao comércio tradicional. A este esforço junta-se ainda um concurso de montras de natal e um sorteio virado para os consumidores. No ano passado este sorteio envolveu mais de 52 mil senhas, sendo que cada uma foi atribuída a quem fez pelo menos 25 euros em compras, o que na prática significa que “movimentou aproximadamente um milhão e 315 mil euros, sendo certo que para além deste valor o montante atribuído em prémios volta a ser aplicado nas empresas aderentes”, disse Sérgio Bento, o presidente da Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa. Este ano estão a sorteio 79 prémios que começam nos 50 euros e vão aos 7500 euros. Para concorrer é preciso comprar no comércio local e será também neste que os vencedores podem descontar os prémios. Este método, que tem vindo a ser seguido nos últimos anos, permite que o dinheiro circule na economia local.

O programa continua este fim-de-semana com o regresso do mercadinho a partir de sexta-feira, concertos no sábado na igreja de S. José Operário (21H30) e no domingo no Cine Teatro Avenida (11H00), que recebe no mesmo dia um musical (16H00 e 18H00).

 

COMENTÁRIOS