Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Freguesia reconhece cidadãos excecionais

José Furtado - 31/07/2022 - 12:10

Teresinha Sanches e Fernando Dias de Carvalho foram homenageados no dia de aniversário da freguesia.

Partilhar:

Homenagem aconteceu nas instalações da Cije. Foto Reconquista

A Junta de Freguesia de Castelo Branco escolheu a Casa da Infância e Juventude (Cije) para assinalar os 173 anos da fundação da chamada freguesia civil. O local não foi selecionado ao acaso, num final de tarde marcado pela homenagem a duas das figuras que contribuíram para o desenvolvimento da instituição que acolhe crianças e jovens em risco. Teresinha Domingos Sanches e Fernando Dias de Carvalho receberam os galardões de cidadania honorária e segundo o presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco “fazemo-lo aqui por uma razão principal: porque os homenageados têm tudo a ver com esta casa” e é importante fazê-lo “nos espaços onde foram felizes e fizeram as pessoas felizes”. José Pires falou no seu discurso dos cidadãos educadores, aqueles que se conseguem afirmar através da justiça social e solidariedade, como é o caso dos homenageados, que na sua opinião influenciaram de forma positiva a sociedade albicastrense.

Teresinha Domingos Sanches foi dirigente da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Castelo Branco e da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco, fundadora do Núcleo Noelista de Castelo Branco, representante em Portugal da Fraternidade de Nossa Senhora da Ressureição durante cinco anos e benemérita e dirigente da Cije. Uma dos seus contributos mais visíveis para esta associação foi a cedência do espaço onde foi instalada uma casa de autonomia, que recebeu o seu nome. Mas Teresinha Sanches é acima de tudo “alguém que intervém na comunidade de forma quase anónima, silenciosa na comunidade albicastrense e que a ela dedica muito do que é seu”, afirmou José Pires.

Fernando Dias de Carvalho, “uma figura incontornável da comunidade albicastrense”, é médico pediatra, antigo diretor do Hospital Amato Lusitano “onde fez um trabalho notável”, vereador da Câmara Municipal de Castelo Branco, presidente da Assembleia de Freguesia de Castelo Branco e presidente da direção e ainda presidente da assembleia geral da Cije. José Pires não duvida que aquilo que a casa é hoje “tem a visão inicial e de mudança que foi imprimida pelo Dr. Fernando Dias de Carvalho”.

O homenageado, que faz 92 anos este mês de agosto, recorda a passagem pela direção da Cije, onde esteve 12 anos, como a experiência onde sofreu mais, frase que rematou com um sorriso. Essa afirmação deve-se também ao facto de achar que a sociedade no seu todo ainda não ter sido capaz de resolver os problemas básicos, para dar um salto para resolver os problemas fundamentais da vida. Dias de Carvalho verbalizou ainda o reconhecimento à direção da Cije liderada por Graça Frade. Ter passado a ela o testemunho “foi das melhores decisões que tomei na vida”.

Patrícia Coelho, a vereadora da Câmara Municipal de Castelo Branco, falou também da Cije como uma instituição que demonstra “aquilo que nós podemos fazer pelo outro”, destacando os valores de cidadania e solidariedade transmitidos às crianças e jovens que acolhe. Em dia de aniversário também não esqueceu a junta que “tem um papel muito importante junto do povo e é a aproximação com a comunidade e com as associações que nos traz a mais-valia de podermos dizer que estamos em solidariedade e em papel de cidadania ativa entre a junta de freguesia e a comunidade”.

A Junta de Freguesia de Castelo Branco aproveitou ainda as comemorações para o lançamento oficial da terceira edição do Prémio Internacional de Poesia António Salvado – Cidade de Castelo Branco, que segundo José Pires é hoje “o maior prémio ibero-americano de poesia”, com mais de 1200 candidatos dos dois continentes na sua última edição. As candidaturas abrem em setembro e a escolha dos finalistas será comunicada em dezembro. A 20 de fevereiro, dia do aniversário de António Salvado, serão conhecidos os vencedores.

Foi ainda lançado o concurso “Os nossos pratos na vossa mesa” que vai premiar as quatro melhores propostas mensais da gastronomia albicastrense e que é aberto a pessoas singulares, famílias, tertúlias gastronómicas, confrarias e associações.

COMENTÁRIOS