Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Gastrenterologia do Amato Lusitano aplica nova técnica

Reconquista - 04/04/2022 - 18:23

Técnica permite o tratamento de obstrução que pode degenerar numa infeção grave. 

Partilhar:

Foto ULSCB

 

O Hospital Amato Lusitano anunciou que começou a aplicar uma nova técnica de endoscopia para o tratamento de situações relacionadas com o aperto ou a obstrução das vias biliares.

Segundo os especialistas esta obstrução pode causar infeções graves “que, não sendo atempadamente controlada, poderá generalizar-se a todo o organismo”, esclarece a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB)

O procedimento feito pelo serviço de Gastrenterologia chama-se drenagem biliar eco guiada por técnica de rendez-vous e é feito com recurso a ecoendoscopia através do estômago. Através de imagem ecográfica e radiológica é possível passar uma agulha e fio guia “através da parede do estômago, atravessando o peritoneu e fígado, num trajeto até à via biliar intra-hepática, fazendo-se progredir o fio guia até ao duodeno”.

Esta técnica é uma alternativa quando o acesso à chamada “árvore” biliar não é possível pela abordagem clássica.

A ULSCB explica que a técnica também é útil na melhoria da qualidade de vida dos doentes com tumores malignos das vias biliares ou pâncreas não operáveis, ajudando na drenagem da via biliar.

O serviço de Gastrenterologia do Hospital Amato Lusitano tem mais de 30 anos de experiência nesta área e a ULSCB lembra que é um serviço de referência na área da ecoendoscopia não só na Beira Interior mas também no Alto Alentejo.

COMENTÁRIOS