Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Gilberto Gil traz família e Adriana Calcanhotto à cidade

Lídia Barata - 27/10/2021 - 18:00

Gilberto Gil, um dos nomes maiores do Brasil, vai atuar no Avenida acompanhado pelos filhos, o neto e Adriana Calcanhotto. A sala já está esgotada.

Partilhar:

Foto DR

O grande palco do Cine Teatro Avenida, em Castelo Branco, está reservado para um dos cinco concertos que o músico brasileiro Gilberto Gil tem programado para Portugal, e que encerram a sua digressão pela Europa, que terá a duração de oito meses, tal como Reconquista havia noticiado em setembro, com base na informação divulgada à data pela promotora de espetáculos IMpar.

Acompanhado por Adriana Calcanhotto, que interpretará alguns temas com Gilberto Gil, o concerto da dupla brasileira em Castelo Branco tem lugar este domingo, dia 31 de outubro. Um concerto que o artista brasileiro criou de raiz, a partir do seu repertório. Em palco será acompanhado pelos seus filhos Bem Gil, na guitarra e voz, José Gil, na bateria e percussão, e pelo neto João, também na guitarra.

O músico andará por terras lusas acompanhado da cantora brasileira nos meses de outubro e novembro, em Vila Real, antes da paragem em Castelo Branco, seguindo-se Lisboa (3 de novembro), Braga (5 de novembro) e Santarém (7 de novembro).

Antes de chegar a Portugal, Gilberto Gil atuou em França, Alemanha, Suécia, Áustria, Espanha, Bélgica e Hungria, num total de 13 cidades europeias, às quais se juntam as cinco cidades portuguesas.

Gilberto Gil “tem exercido um papel fundamental na modernização constante da música popular brasileira”, sublinha a IMpar, recordando “uma carreira que se estende por mais de 50 anos, com 70 álbuns publicados e nove prémios Grammy”. Tornou-se assim “um dos cantores e compositores mais influentes da cultura brasileira, de convicções firmes, alimentado apenas pelo seu talento e curiosidade”, acrescenta o comunicado.

Adriana Calcanhotto tem 16 álbuns editados, conquistou um prémio Grammy, foi nomeada Embaixadora da Universidade de Coimbra no Brasil, em 2015, onde tem, desde então, passado algumas temporadas enquanto professora convidada.

Mas a região de Castelo Branco também já esteve na rota da brasileira, que volta agora à sala onde deu um concerto em abril de 2013. A sua paixão pela história romana e pela arqueologia, que herdou das suas raízes italianas, levou a que em 2017 apadrinha-se a aldeia histórica de Idanha-a-Velha, no concelho de Idanha-a-Nova.

COMENTÁRIOS