Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Greve de quatro dias na Escola João Roiz

Reconquista - 05/10/2021 - 22:18

Trabalhadores não docentes reclamam o reforço do número de funcionários e prometem parar durante as manhãs de 11 a 15 de outubro.

Partilhar:

Arquivo Reconquista

Os trabalhadores não docentes da Escola João Roiz, em Castelo Branco, vão fazer greve durante o período da manhã na semana de 11 a 15 de outubro, anunciou o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Publicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas.

Esta greve entre as 10H30 e as 12H30 pretende forçar a contratação de pelo menos mais cinco trabalhadores para as funções de auxiliar de ação educativa. Segundo o sindicato da CGTP as condições de trabalho “têm vindo a deteriorar-se nos últimos anos com a saída de vários trabalhadores”, contabilizando a perda de nove pessoas por motivos como a aposentação ou a mudança de local de trabalho.

A situação agravou-se no começo deste ano letivo “com o acréscimo de alunos” falando em “cerca de 200”, o que sujeita estes trabalhadores “a ritmos de trabalho tão intensos, que humanamente os está a afetar tanto física como psicologicamente”.

Em tempo de pandemia este aumento do número de alunos significa que é necessário desinfetar a mesma sala três a quatro vezes por dia, para além de outros espaços comuns que necessitam de também eles serem desinfetados. Há ainda que contar com o acompanhamento dos alunos, sendo que quando algum se magoa e tem de ser assistido fora da escola estes auxiliares deixam de fazer as tarefas de rotina, sobrecarregando ainda mais quem fica na escola.

No primeiro dia de greve o protesto vai acontecer à porta da escola, a partir das 10H30. No dia 15, o último dia, será feita à mesma hora uma concentração em frente à Câmara Municipal de Castelo Branco “entidade responsável pela contratação de trabalhadores para as escolas”.

COMENTÁRIOS

JMarques
à muito tempo atrás
O Sr. Leopoldo resolve.