Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Histórica monografia é apresentada domingo

Reconquista - 04/04/2024 - 9:00

Livro de Maria João Fernandes «Julio/ Saúl Dias Um Destino Solar» será apresentado no Museu Tavares Proença Júnior.

Partilhar:

A primeira e já histórica monografia de Maria João Fernandes «Julio/ Saúl Dias Um Destino Solar», Edição Imprensa Nacional, será apresentada no próximo domingo, dia 7, pelas 17H00, no Museu Tavares Proença Júnior de Castelo Branco, fechando a exposição Tarde Azul que aí decorre, comissariada pela autora e pelo poeta Gonçalo Salvado.

O livro, segundo foi confirmado ao Reconquista pela autora, marca o encontro do artista, nome maior do século XX português e precursor da sua modernidade, com a crítica de arte e poeta que desde a sua juventude tem vindo a dar expressão ao seu universo. O título da 1ª edição é «Julio/Saúl Dias o Universo da Invenção».

A segunda edição a apresentar pela professora Maria de Lurdes Barata, pela autora e pelo poeta Gonçalo Salvado abre com um Prefácio do reconhecido crítico espanhol e Diretor da Fundação Cupertino de Miranda, Perfecto Quadrado. Reúne cartas de Julio a Maria João Fernandes, nas quais o artista se refere à sua crítica, como “um admirável e poético roteiro da sua obra”.

Por sua vez Perfecto Quadrado no seu prefácio realça a dupla faceta de poeta e crítica de arte da autora, na abordagem da “poesia plástica” e da “poesia verbal” de Julio/Saúl Dias: “É nessa conjunção de linguagens artísticas e d(os) olhares críticos que eu coloco o ponto de encontro entre a obra de Julio/Saúl Dias e a de Maria João Fernandes (…) Foi dessa conjunção que nasceu o meu interesse por este livro que nos oferece um olhar crítico e simpático (no sentido etimológico do termo), ao contrário de algumas práticas críticas que acabam derivando em textos meta críticos cada vez mais longe do seu objeto e da sua função essencial. (…) E é através desse olhar crítico tão pessoal, que Maria João Fernandes sabe recolher e aprofundar os pontos de vista dos (poucos) críticos que já se tinham debruçado sobre a obra de Saúl Dias e tinham já reivindicado a sua importância e a sua diferença, e sabe também abrir novos caminhos para uma interpretação conjunta dos poetas, plástico e verbal, em diálogo paralelo e em sucessivo e paralelo empenho em descobrir na realidade real uma realidade poética que a venha reabilitar (como dizia Cesariny) até acabar por substitui-la definitivamente (…)”.

Indo ao encontro das palavras de Perfecto Quadrado, um poema de Joana Lapa, pseudónimo/heterónimo de Maria João Fernandes, dedicado a Julio, introduz poeticamente desenvolvido ensaio que aborda sucessivamente a pintura de Julio e a poesia de Saúl Dias, abordagem que reflete a vertente de crítica literária de Maria João Fernandes em relação com a sua formação e percurso universitários, na Faculdade de Letras de Lisboa e mais tarde na Universidade de Paris X, Nanterre, na Universidade Aberta e na Universidade de Évora onde lecionou uma disciplina de Crítica de Arte que pela primeira vez existiu no nosso país.

A abrir a sessão que incluirá um breve recital de poemas dedicados a Julio (da referida antologia inserida no livro) será visualizada a curta metragem de Manuel de Oliveira, com música de Carlos Paredes e texto de José Régio, «O Meu Irmão Julio». Serão oferecidas pelos Comissários da Exposição, para figurarem no espólio do Museu Tavares Proença Junior, a antologia poética, Tarde Azul, de desenhos e poemas de amor de Julio/Saúl Dias, organizada por Maria João Fernandes e Gonçalo Salvado e a 1ª monografia sobre o artista, da autoria de Maria João Fernandes: Julio/Saúl Dias Um Destino Solar.

Será ainda oferecida pelo Centro Português de Serigrafia ao Museu Tavares Proença, e em nome dos seus responsáveis, uma serigrafia realizada a partir de uma aguarela de Julio, como registo e lembrança desta histórica exposição que chega ao seu termo, e que representa grande contributo da edilidade de Castelo Branco para a celebração dos 120 anos do nascimento e para a divulgação de um nome maior do século XX português e precursor da sua modernidade, conclui a informação prestada ao Reconquista.

COMENTÁRIOS