Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Inetese e os bordados da memória

Reconquista - 06/10/2016 - 10:17

Os alunos do Curso de Técnico de Audiovisuais do Inetese - Instituto para o Ensino e Formação, estão a desenvolver um projeto curricular intitulado Bordados da Memória de Castelo Branco.

Partilhar:

Os alunos do Curso de Técnico de Audiovisuais do Inetese - Instituto para o Ensino e Formação, estão a desenvolver um projeto curricular intitulado Bordados da Memória de Castelo Branco. O projeto procura desenvolver a interdisciplinaridade, pretendendo em termos práticos, sistematizar uma recolha sobre o património oral, artes da fala, dos residentes de várias freguesias selecionadas do concelho de Castelo Branco (Alcains, Castelo Branco, Cebolais de Cima e Retaxo, Escalos de Cima e Lousa, Escalos de Baixo e Mata, Freixial do Campo e Juncal do Campo, Lardosa, Louriçal do Campo, Sarzedas e São Vicente da Beira). A seleção das freguesias esteve relacionada com os conteúdos recolhidos em termos bibliográficos e online sobre o património imaterial do conjunto de freguesias, ou seja, com as pesquisas exploratórias empreendidas antes da deslocação para os espaços institucionais (centros de dia e lares) que prestam cuidado aos idosos que representam o património vivo de histórias e estórias que ainda hoje suportam identidades comunitárias.

Com o apoio institucional e a participação dos idosos, os alunos pretendem construir um suporte audiovisual que funcionará como um repositório de cultura local, preservando muito do património etnográfico e etnológico local. Por outro lado, os alunos desenvolverão conhecimentos socioculturais, científicos e técnicos da sua área de formação, como em termos sociais estarão no presente a proteger o passado, garantindo o futuro destas memórias.

COMENTÁRIOS