Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Luz da Paz de Belém volta a iluminar a comunidade

Lídia Barata - 16/12/2021 - 12:00

Os escuteiros vão partilhar nas missas do próximo domingo, a Luz da Paz de Belém, na Paróquia de São Miguel da Sé, São José Operário e Nossa Senhora das Preces.

Partilhar:

A chama está permanentemente acesa na Gruta da Natividade em Belém

Os escuteiros do Agrupamento 160 do Corpo Nacional de Escutas de Castelo Branco vão partilhar nas missas do próximo domingo, dia 19 de dezembro, a Luz da Paz de Belém, na Paróquia de São Miguel da Sé, São José Operário e Nossa Senhora das Preces.

A cerimónia nacional de receção e partilha da Luz da Paz de Belém decorreu este ano em Setúbal, dia 12, onde uma delegação de cada região participou nesta partilha e a trouxe para as suas dioceses. Na Diocese de Portalegre-Castelo Branco, a Luz da Paz de Belém foi recebida numa cerimónia em Alferrarede, nesse mesmo dia, presidida pelo novo assistente regional da Região de Portalegre-Castelo Branco, o padre Carlos Almeida e na qual participou uma delegação do Agrupamento 160, que trouxeram para distribuir pela comunidade esta chama acesa na Gruta da Natividade, em Belém, apontado como o local do nascimento de Jesus, onde arde sem nunca se apagar.

Domingo todos os desejem ter esta chama ardente em suas casas durante esta quadra, poderão levar os seus candeeiros e lamparinas para serem acesos nestas eucaristias.

Nos dias que se seguirão, os escuteiros irão, à semelhança dos anos anteriores, levar a Luz da Paz de Belém a diversas instituições públicas da cidade, devendo também, caso o tempo e as condições pandémicas o permitam, ser esta a chama utilizada para acender os madeiros de Natal.

Recorde-se que esta que é já uma tradição desta quadra natalícia, resulta de uma iniciativa dos escuteiros da Áustria. Todos os anos “um jovem austríaco acende a sua lanterna na Gruta da Natividade e posteriormente, a partir de Viena, partilha com todos os que a queiram levar aos respetivos países, com uma mensagem de Paz e Reconciliação”. Mas devido à pandemia e à impossibilidade da realização desta solenidade na Áustria, a chama que nunca se apaga chegou a Setúbal através dos escuteiros de Vila Real, região que acolheu a cerimónia da Luz da Paz de Belém em 2020 e que a manteve acesa ininterruptamente ao longo do ano, propagando-se depois ao resto do país.

COMENTÁRIOS