Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Moção defende caixas automáticas em todas as freguesias

José Furtado - 19/08/2022 - 16:37

Proposta do Sempre foi votada por unanimidade mas presidente Leopoldo Rodrigues acusou Luís Correia de não o ter feito quando tinha responsabilidades.

Partilhar:

Foto arquivo Reconquista

A Câmara Municipal de Castelo Branco aprovou por unanimidade uma moção que defende a existência de caixas automáticas da rede Multibanco em todas as freguesias do concelho. O documento apresentado na reunião pública do executivo pela vereadora Ana Ferreira, do Sempre- Movimento Independente, considera que “tem havido um justo e crescente desejo das populações em possuir nas suas freguesias pelo menos uma caixa automática” e que muitas destas freguesias “estão a assumir os respetivos encargos para disponibilizar este serviço à comunidade”. A oposição argumenta que “tem havido um justo e crescente desejo das populações em possuir nas suas freguesias pelo menos uma caixa automática” e que por essa razão há juntas que “estão a assumir os respetivos encargos”, sugerindo em alternativa que se façam contratos públicos ou contratos interadministrativos entre a câmara e as juntas.

Com esta moção os vereadores da oposição pretendem que o município “desenvolva os procedimentos necessários com vista assumir os custos relacionados com a continuidade ou colocação de uma caixa automática (rede Multibanco) em todas as freguesias do concelho” com exceção de Castelo Branco e Alcains onde há agências bancárias.

A maioria socialista votou a favor desta moção mas o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, acusou os vereadores Luís Correia e Jorge Pio, que fizeram parte de anteriores executivos, de não terem tomado esta iniciativa quando tinham poder executivo. “Aquilo que eu lamento é que quando o puderam fazer não o fizeram”, afirmou. O presidente lembrou que durante a campanha do ano passado apresentou uma proposta semelhante aquela que o Sempre agora divulgou e embora tenha manifestado o voto a favor à proposta dos independentes disse também que esta não era necessária.

Luís Correia respondeu que o atual presidente está em funções há quase um ano e que até agora “não vimos nada”, além das acusações por parte do PS que “a culpa é sempre do passado”.

O presidente garantiu que está a trabalhar juntamente com o presidente da Junta de Freguesia de São Vicente da Beira para encontrar uma solução para esta localidade, onde a Caixa Geral de Depósitos desativou e retirou as caixas automáticas em julho depois de ter encerrado a agência no verão de 2018. Essa solução passa por um contrato com a junta para esta fazer as obras necessárias à instalação de uma caixa. Leopoldo Rodrigues disse e repetiu que com esta proposta o Sempre quis fazer uma “manobra de diversão” e “subir para o carro” de uma solução para a qual não contribuiu.

Notícia atualizada a 25 de agosto

COMENTÁRIOS

João Martins
à muito tempo atrás
O atual Presidente da Câmara Sr Leopoldo Rodrigues está a comportar-se como um menino zangado, ciumento e birrento à espera que lhe satisfaçam as necessidades.
Para o sorriso na fotografia é um exemplo.
Que governe e deixe de ter pesadelos de consciência de quem o projetou..