Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Oito escolas com selo de Amiga da Criança

Reconquista - 14/03/2019 - 8:00

A segunda edição já está a decorrer e podem candidatar-se todas as escolas com projetos desenvolvidos e implementados entre 2015 e 2019.

 

Partilhar:

Oito escolas já ganharam o título no distrito

Foram oito as escolas do distrito de Castelo Branco que viram os seus projetos serem distinguidos com o selo Escola Amiga da Criança, na primeira edição desta iniciativa, promovida pela Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap), a LeYa e o psicólogo Eduardo Sá, que tem por objetivo distinguir escolas que “concebem e concretizem ideias extraordinárias para um desenvolvimento mais feliz da criança no ambiente escolar”.

No distrito de Castelo Branco, foram distinguidas nesta primeira edição, o Centro Escolar de Belmonte, na categoria Formação Cívica, com o projeto “Dar o nosso tempo aos idosos”; o Agrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente da Beira, também em Formação Cívica com o projeto “Bolsa de Voluntários”; a Escola Básica Cidade de Castelo Branco, na categoria Projetos Extracurriculares, com “Impressora de Sorrisos”; o Conservatório de Música da Covilhã, na categoria Espaços de Recreio e Convívio, com o projeto “A nossa escola, como uma família”; a Escola Básica N.º 1 do Teixoso, na área da Formação Cívica, com o projeto “iniciARTEatro”; a EB n.º 2 de Teixoso, nas áreas Envolvimento da Família e Comunidade Educativa, Espaços de Recreio e Convívio e Projetos Extracurriculares, com os projetos “Ciência em projeto”, “O espaço físico – espaço não neutro, mas sim de dinâmica pedagógica” e “Construir a igualdade, respeitando a diferença”, respetivamente; e um conjunto de estabelecimentos (EB n.º2 de Teixoso, Jardim de Infância e EB 1do Teixoso, EB de Orjais, EB de Vale Formoso, JI e EB 1 de Verdelhos), no âmbito dos Projetos Extracurriculares, com o projeto “ensinARTE – Mostra de Teatro Escolar da Beira Interior”.

Até ao dia 5 de abril, direções, professores, pais e alunos de escolas podem candidatar-se, no site https://www.leyaeducacao.com/escolaamigadacrianca/ à segunda edição da iniciativa Escola Amiga da Criança, que reconhece, partilha e estimula projetos educativos nas seguintes categorias: Alimentação, Saúde e Ambiente; Cidadania, e/ou inclusão; Digital; Envolvimento família/comunidade; Espaços Escolares; Segurança; e Atividades extracurriculares e/ou interdisciplinares. As candidaturas serão analisadas por um júri.

O vencedor do projeto ganha cinco mil euros em livros LeYa, o projeto distinguido em cada categoria ganha 500 euros também em livros LeYa para as bibliotecas das escolas e ainda a distinção/selo para todas as escolas cujos projetos se distingam. Mas, para a segunda edição, a organização tem novos parceiros que vão enriquecer cada categoria com novas ofertas. Podem participar todas as escolas portuguesas, públicas ou privadas, do pré-escolar ao secundário e profissional, que podem submeter todos os projetos desenvolvidos e/ou implementados entre 2015 e 2019. Podem ainda concorrer com projetos da edição anterior, desde que tenham tido continuidade no presente ano letivo e o mesmo projeto pode concorrer a várias categorias.

COMENTÁRIOS