Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Orçamento participativo apoia dois projetos

José Furtado - 12/10/2016 - 14:01

A Freguesia de Castelo Branco vai apoiar este ano dois projetos, depois de terem ficado separados por um voto.

Partilhar:

A freguesia promoveu o orçamento participativo pelo segundo ano. Foto arquivo Reconquista

A Freguesia de Castelo Branco vai apoiar este ano não um mas dois projetos dos seis que estiveram a votação no Orçamento Participativo. 
A decisão foi conhecida na quarta-feira, dois dias depois de encerrada oficialmente a votação, que deu a vitória ao projeto “Cuidar com mais qualidade na freguesia”, apresentado por Davide Jacinto e que vai ser desenvolvido no âmbito do Centro Social Ribeiro das Perdizes. 
Esta ideia reuniu 1013 votos, ficando um voto à frente do projeto “Lentisc@is em Rede”, apresentado por Cátia Fernandes e que irá ser desenvolvido no Centro de Dia de Lentiscais.
A diferença de um voto levou a Freguesia de Castelo Branco a reunir com a empresa que desenvolveu o sistema de votação eletrónico “numa tentativa de dissipar definitivamente qualquer eventual dúvida e ainda garantir a transparência e a credibilidade do processo”. 
A dúvida estaria em saber se teriam sido registados votos além do meio-dia do dia 10, hora a que terminou o processo. 
A empresa confirmou que o sistema foi bloqueado como previsto no entanto “reagiu com ligeiro atraso face ao elevado número de votos próximo das doze horas”, diz o relatório da Freguesia de Castelo Branco. 
Face a estes resultados, o executivo decidiu “com base num sentimento de justiça” incluir no orçamento os dois projetos separados por um voto. 
O Orçamento Participativo com a votação dos eleitores da Freguesia de Castelo Branco foi promovido pela primeira vez no ano passado, com sete projetos a votação e 1.278 votos registados. Este ano estiveram a votos seis projetos e o número de votos registados foi de 2.624, mais do dobro do ano passado. 
Ainda assim a “abstenção” continua elevada, já que o número de munícipes que podia votar é superior a 31 mil.
O projeto “Cuidar com mais qualidade na freguesia” tem como objetivo a compra de equipamentos para ajudar os idosos, que serão instalados nas suas casas após uma avaliação ao domicílio. 
Cadeiras de rodas, gruas, lençóis de transferência de cama, andarilhos ou bancos para banho são alguns dos equipamentos que serão adquiridos.
O “Lentisc@is em Rede” passa pela instalação de computadores no centro de dia para que toda a população possa, por exemplo, contactar com os familiares que estão longe. 
Está ainda prevista a distribuição de telefones adaptados a pessoas idosas, num serviço de teleassistência. 
As duas ideias serão incluídas no orçamento da Freguesia de Castelo Branco para o próximo ano.

 

COMENTÁRIOS