Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Parques infantis com plano de reparação

José Furtado - 27/08/2021 - 11:43

Maioria dos parques da cidade apresenta desgaste mas há também vários espaços afetados pelo vandalismo.

Partilhar:

Espaço no Ribeiro das Perdizes é o mais degradado. Foto Reconquista

A Câmara Municipal de Castelo Branco anunciou que vai avançar com a reparação dos parques infantis do concelho, depois de ter feito um levantamento da situação destes equipamentos. A garantia foi deixada pelo presidente na última reunião pública do executivo, em que lamentou os estragos provocados por atos de vandalismo um pouco por todo o concelho.

“Estamos numa fase em que já não chega fazer a substituição da tábua ou da corda mas terá de ser algo mais profundo”, disse José Augusto Alves ao Reconquista, à margem da reunião. O presidente diz que há danos provocados horas depois de feitas reparações. Numa das aldeias, que não quis especificar, conta que foi contactado pelo presidente da junta que lhe deu conta do derrube do gradeamento de um dos parques durante a noite.

“Por vezes os espaços são mal utilizados, incluindo por pessoas que não os podiam utilizar. E isto acontece em todo o concelho”.

A intervenção será feita nos espaços geridos pela câmara e pelas juntas. Questionado sobre se estas obras poderiam ter sido feitas durante o confinamento, em que os parques estiveram encerrados durante um ano, José Augusto Alves garantiu que nessa altura “também fizemos reparações mas também houve danos”.

O Reconquista visitou no início desta semana cerca de 20 parques infantis na cidade de Castelo Branco. A maioria encontra-se em bom estado, apresentando em alguns casos sinais de desgaste causados pela utilização e a passagem do tempo. O que se encontra em pior estado fica na rua Engenheiro Francisco D'Ordaz Caldeira Lucas, atrás da Associação Juvenil Ribeiro das Perdizes, sendo também o único com gravilha em vez de piso mole. Neste parque não há qualquer identificação da entidade responsável, placa que habitualmente também informa da lotação e contactos de emergência. Faltam baloiços, há danos na escadaria de acesso ao escorrega e bases de cimento à mostra. A falta de placas de informação é comum ao parque da Quinta Pires Marques e ao do Monte do Índio, onde também é evidente o desgaste de alguns baloiços. No parque junto ao mercado municipal, a poucos metros da câmara municipal, um dos baloiços está danificado, situação que é crónica. Nas Laranjeiras encontra-se danificado o portão virado para a rotunda Europa.

Um dos parques em pior estado é o que se encontra na Granja, na praceta junto à avenida Cidade de Zhuhai. Há piso esburacado, madeira danificada e muitos sinais de vandalismo, num parque rodeado de habitações. Na Quinta das Pedras há também danos nos baloiços mas o problema maior é outro. As árvores que fazem deste um dos parques mais agradáveis no verão são também a razão pela qual não á agradável a sua utilização. É que os pássaros que por lá vivem enchem tudo de excrementos.

A fiscalização destes espaços é da responsabilidade da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica que o Reconquista questionou para saber se há vistorias, uma resposta que ainda aguarda.

 

COMENTÁRIOS