Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Passeio Literário dedicado a Vicente Sanches e Manuel António Pina

Reconquista - 03/06/2021 - 8:00

Vicente Sanches e Manuel António Pina estão em destaque no Passeio Literário Alma Azul que vai decorrer em Castelo Branco.

Partilhar:

O evento começa junto ao Liceu e termina na praça Camões

O dramaturgo e professor de filosofia Vicente Sanches e o jornalista e poeta Manuel António Pina, duas referências da língua portuguesa, estão em destaque, dia 6 de junho, no Passeio Literário Alma Azul que vai decorrer das 10H30 às 12H00 em Castelo Branco. Estes passeios pretendem, de modo informal e em grupo reduzido, conhecer e ligar o tecido urbano das cidades à literatura, numa urdidura de palavras e memórias.

Este será o Passeio Literário em Castelo Branco de junho e tem início frente à Escola Secundária Nuno Álvares, onde serão lidos dois Aforismos de Vicente Sanches. Dali, segue até ao Centro Cívico, onde numa das esplanadas estará à espera do grupo um “convidado mistério”, que partilhará o poema “Esplanada”, de Manuel António Pina, momento complementado por uma breve tertúlia sobre a passagem de Manuel António Pina pela cidade de Castelo Branco. Continua depois em direção à casa de família de Vicente Sanches, onde Manoel de Oliveira, em 1971, filmou “O Passado e o Presente”, a partir da peça homónima de Vicente Sanches. Aqui, em pleno passeio, haverá nova leitura de mais dois Aforismos do autor de “A Birra do Morte”, “Grupo de Vanguarda”, entre muitas outras obras célebres.

O Passeio Literário Alma Azul continuará pela rua do Relógio até à praça Luís de Camões (antiga Praça Velha) onde, em frente ao edifício que acolhe o Arquivo Distrital, terminará a iniciativa, com a leitura do poema “Os Livros”, de Manuel António Pina. E, numa homenagem a Luís de Camões, ao qual Portugal associa o seu Dia e o das Comunidades Portuguesas espalhadas por todo o mundo, no feriado de 10 de junho, será lido, em jogral, pelos participantes, o poema-soneto: “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades/ …”.

A iniciativa é aberta a todos interessados que deverão, contudo, inscrever-se previamente. Como é norma nos Passeios Alma Azul: em Castelo Branco, os naturais do concelho de Coimbra terão inscrição gratuita.

COMENTÁRIOS