Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Leitores: Castelo Branco. PS reforça apoio a TODAS as freguesias PS reforça apoio a TODAS as freguesias

Hélder Henriques - 05/05/2022 - 9:47

Nas últimas eleições autárquicas, em setembro de 2021, o Partido Socialista apresentou-se aos eleitores com um programa eleitoral ousado, criativo e rico em ideias.

Partilhar:

Nas últimas eleições autárquicas, em setembro de 2021, o Partido Socialista apresentou-se aos eleitores com um programa eleitoral ousado, criativo e rico em ideias. Este programa eleitoral encontra-se ancorado num processo de desenvolvimento sustentável que o Partido Socialista incrementou no território nas últimas duas décadas e meia. Este é um legado, de obra feita e de concretizações, que é reconhecido pela comunidade Albicastrense. 
Perspetivando o concelho de modo integrado, as Juntas de Freguesia constituem as estruturas mais próximas dos cidadãos e aquelas que melhor conhecem os problemas do dia a dia das nossas populações. Neste contexto, e no seguimento do compromisso eleitoral assumido na campanha eleitoral de 2021, o PS comprometeu-se a reforçar as verbas transferidas para as nossas freguesias e, deste modo, apresentou na última Assembleia Municipal uma Recomendação para a concretização desse reforço. No imediato, o Executivo Municipal, liderado pelo Partido Socialista, correspondeu à Recomendação e informou os membros da Assembleia Municipal que levaria com a brevidade possível o reforço extraordinário a reunião de Câmara.
Contudo, o Executivo Municipal não se limitou apenas a corresponder à Recomendação do PS de reforço às freguesias. Comprometeu-se, ainda, a que esse valor extraordinário seja somado à proposta a apresentar até final do mês de junho à Direção Geral das Autarquias Locais (DGAL) para o ano de 2023. Assim, além do reforço extraordinário que vão beneficiar TODAS as freguesias no corrente ano, estas veem as suas verbas aumentar significativamente para o ano de 2023.
Importa, ainda, acrescentar que este reforço se baseou em critérios perfeitamente definidos, assumidos e explicados (número de habitantes/freguesia). Entendemos que, tal como os subscritores da Recomendação apresentada pelo PS à Assembleia Municipal de Castelo Branco “o princípio da subsidiariedade, da proporcionalidade, da solidariedade e da coesão territorial constituem pilares fundamentais para o desenvolvimento sustentável do nosso território e bem-estar das nossas gentes”.
Por outro lado, importa também referir que o processo de candidaturas a apoios no âmbito do Associativismo encontra-se a decorrer desde o dia 12 de abril. As associações têm apresentado as suas candidaturas ao apoio regular, juntando os documentos necessários e os respetivos comprovativos e planos de atividades. O encerramento do período de candidaturas dedicados à atividade regular encerra a 5 de maio. Esperamos pouco tempo depois estar em condições de apresentar os resultados de tais candidaturas com o objetivo de valorizar o movimento associativo e as atividades que desenvolvem em benefício de todos nós, em prol da comunidade albicastrense. 
O Executivo da Câmara Municipal de Castelo Branco apresenta-se como um executivo de proximidade, que escuta e está atento às necessidades das pessoas, das freguesias, das coletividades e, obviamente, de resposta aos problemas da nossa comunidade. Afinal, este é o desígnio que nos move, servir o concelho e as nossas gentes, planear o futuro e, por essa via, dar um novo impulso a Castelo Branco. 

COMENTÁRIOS