Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: PSD fala em aterro sem controlo

Reconquista - 01/03/2018 - 21:53

Deputado Álvaro Batista quer saber se há resíduos perigosos a serem depositados no aterro de resíduos banais de Castelo Branco. Ministro não desmente.

Partilhar:

O aterro fica situado nos arredores da cidade de Castelo Branco. Foto Reconquista

O deputado social-democrata Álvaro Batista quer saber se há resíduos perigosos a serem depositados no aterro de resíduos banais de Castelo Branco.

A pergunta foi apresentada diretamente ao ministro do Ambiente durante a audição de José Pedro Matos Fernandes na Comissão de Ambiente, onde o deputado albicastrense tem assento.

Segundo Álvaro Batista o aterro albicastrense está sem fiscalização desde o final de 2015, altura em que o atual Governo entrou em funções.

O deputado questionou o ministro do Ambiente sobre onde estão a ser colocados os resíduos para logo responder que José Pedro Matos Fernandes não sabe “porque não têm sido feitas verdadeiras inspeções ao aterro”.

“Com este Governo e ao que se sabe não foram feitas quaisquer análises aos produtos ali colocados e é a saúde das pessoas que está a ser colocada em causa”, insiste o deputado, que fala em falta de meios e de dinheiro para a Inspeção Geral do Ambiente e a Agência Portuguesa do Ambiente fazerem a fiscalização.

Na sua opinião há neste aterro produtos “com grande potencial cancerígeno que podem envenenar as pessoas”.

Na hora de responder, o ministro José Pedro Matos Fernandes afirmou que o deputado do PSD “deu a resposta na própria pergunta e por isso não tenho nada a acrescentar”.

Em comunicado posterior, o deputado do PSD entende que a resposta do ministro “implicou, depois, a aceitação de que o atual governo convive pacificamente com a escassez de meios na inspeção do ambiente, falta de meios humanos e financeiros, o que é particularmente preocupante quando estamos a falar de resíduos industriais potencialmente perigosos para o ambiente, sobretudo para a saúde e a segurança das pessoas”.

COMENTÁRIOS

José Branco de Almeida
à muito tempo atrás
É um jornal que gosto de ler, a muitos anos, só que esta noticia, trás por detrás muitas incurias,,,que mandou construir esse aterro......abraço
Ariel Tendeiro
à muito tempo atrás
LOL. Que desfaçatez tem o PSD perguntar por contas ao Governo das ações que deveriam ter sido feitas quando eles estavam no Governo do Pais. Quem estava na Câmera nessa altura? Esses sim teem que responder.