Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: PSP testa resposta a ataque em escola

Lídia Barata - 21/04/2022 - 15:19

O cenário foi simulado, mas a reação foi testada como se fosse real, resposta que, para ser eficaz, tem de ser testada.

Partilhar:

O exercício envolveu um grande número de meios

Preparar uma resposta eficaz para todo o tipo de ocorrência é sempre o mote de qualquer treino operacional. Foi nesse sentido que cerca de centena e meia de pessoas participaram, dia 13 de abril, num exercício tático – simulacro policial de grande envergadura, dinamizado pelo Comando Distrital da PSP de Castelo Branco e que teve como palco a Escola Superior de Tecnologia (ESTCB) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB).

Este foi um treino de grande envergadura que envolveu várias unidades da PSP

 

O primeiro cenário apontava para um atacante ativo na ESTCB. Perante o alerta, no âmbito deste exercício, o objetivo foi testar a capacidade de resposta imediata dos meios do Comando Distrital. Contudo, a complexidade do exercício aumentou quando a situação se precipitou para um incidente tático-policial, com reféns, o que elevou o nível de prontidão e, consequentemente, levou à ativação do protocolo de atuação, fase em que se envolveram outros meios, nomeadamente da Unidade Especial de Polícia (UEP) e de emergência.

 

O INEM tem equipas especializadas neste tipo de socorro que treinam com as forças de segurança

 

Na semana anterior, houve um momento de formação, dirigido a professores e funcionários do IPCB, sobre temáticas relacionadas com a segurança, no sentido de preparar de algum modo a comunidade académica para o exercício.

A PSP refere que este exercício envolveu na vertente policial meios de todas as subunidades operacionais do Comando Distrital da PSP, meios especializados da UEP (Grupo de Operações Especiais e Corpo de Intervenção), bem como outros departamentos da Direção Nacional da PSP.

 

O aparato na ESTCB não passou desapaercebido

 

Na valência de Emergência e Socorro, estiveram no local meios do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) de Castelo Branco, Coimbra e Lisboa, os Bombeiros Voluntários de Castelo Branco, o Comando Distrital de Operações e Socorro da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e o Serviço Municipal de Proteção Civil. Já da sociedade civil, estiveram envolvidos professores e outros funcionários da ESTCB, bem como algumas dezenas de estudantes das várias escolas do IPCB.

COMENTÁRIOS