Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Quercus avança com queixa contra central solar

Reconquista - 07/05/2024 - 12:20

Direção nacional alega "danos contra a natureza” na obra de instalação da central junto ao aeródromo de Castelo Branco.

Partilhar:

Foto Quercus

 

A direção nacional da Quercus anunciou que vai apresentar uma queixa “por danos contra a natureza” relacionada com a instalação de um parque de produção de energia solar junto ao aeródromo de Castelo Branco.

A associação ambientalista alega que o habitat do casal de águia-imperial-ibérica que nidificava na zona foi destruído “restando apenas algumas azinheiras dispersas”, como a mesma associação tinha denunciado em dezembro de 2022.

“Contudo os trabalhos deste parque solar continuaram no terreno em direção ao ninho, onde a espécie se manteve até ao início desta época de reprodução, mas viria agora a abandonar o ninho devido a perturbação existente no local com maquinaria, ruido e presença de pessoas e movimento de máquinas constante”, alega a Quercus.

A águia-imperial-ibérica é “uma das espécies de águias mais ameaçadas do mundo”, existindo apenas 21 casais em Portugal, dos quais apenas três casais a norte do rio Tejo, em Castelo Branco.

“A Quercus tem defendido a promoção das energias renováveis sempre que estejam associadas a critérios rigorosos de sustentabilidade, contribuindo para a descarbonização da produção da energia elétrica e sem por em causa espaços naturais e a biodiversidade” mas entende que estas “devem ser excluídas de áreas condicionadas e espaços florestais”.

COMENTÁRIOS

Ana roque
Na semana passada
Sao uns estupidos estragam tudo mas infelizmente neste país ja nao a respeito por nada
JMarques
Na semana passada
ENERGÙMENOS!
Promotores e políticos querem-nos fazer crer que a energia produzida deste modo é verde, quando mais não fazem que destruir a natureza, o meio ambiente, a biodiversidade e os solos.
Esses mentecaptos possuídos pelo dinheiro, não verão outros locais menos agressivos para a natureza para instalar os painéis solares, por exemplo, coberturas de fábricas, armazéns, pavilhões, prédios e até terrenos mais estéreis e menos ocupados?
Quando terminareis a v/obra os vossos filhos e netos irão comer resmas de euros e dólares.
Jorge
Na semana passada
O que será melhor produzir energia ou ter águias as águias procurado outro lugar mas pelos defensores do ambiente temos que voltar ao tempo antigo a eliminação com candeeiros de petróleo mas como vamos ter o petróleo não estraga o ambiente
Victor Moutinho
Na semana passada
Gente sinistra a desgraçar o planeta
JMarques
Na semana passada
A ignorância ainda tem direito ao seu lugar na sociedade.
Paulo Jorge Fazendeiro de Matos
Na semana passada
De facto é importante saber se de facto prejudica o ecossistema! Contudo eu tive que mudar de casa para que fosse construída uma via rápida... Não foi agradável mas não se pode querer ter "sol na eira e chuva no nabal". Para evitar o consumo de combustíveis fósseis de algum lado teremos que sacar energia para manter a nossa qualidade de vida.