Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Via-Sacra ao contrário desceu do castelo

José Furtado - 01/03/2023 - 18:42

VÍDEO Diocese associou-se a iniciativa da Jornada Mundial da Juventude.

Partilhar:

Cruz percorreu a zona antiga da cidade. Foto Reconquista

Uma Via-Sacra inédita desceu do castelo até ao largo do Espírito Santo, serpenteando as ruas da zona antiga da cidade de Castelo Branco. Foi inédita pelo percurso, por acontecer à mesma hora em todas as dioceses portuguesas, mas também por inverter a sequência das estações que a compõem. A iniciativa partiu da organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2023) que acontece no próximo mês de agosto em Lisboa e que desafiou as dioceses a organizarem a Via-Sacra na mesma noite, como forma de preparação do encontro mundial.

“Com esta iniciativa, o COL (Comité Organizador Local) pretende mobilizar as dioceses de todo o país a viverem este momento com os jovens, já a pensar na Via Sacra que se realizará a 4 de agosto com o Papa, mas também como forma de preparação e reflexão para a Páscoa”, refere uma nota enviada à Agência Ecclesia.

Em Castelo Branco, a réplica da cruz da JMJ (cujo original andou pela diocese faz agora um ano) percorreu as ruas do Mercado, Arresário, Chões e Santa Maria, antes de chegar ao largo do Espírito Santo. No castelo evocou-se a estação XIV “Jesus depositado no sepulcro” e no final do percurso leu-se estação I “Jesus é condenado à morte”.

“O curso habitual de uma Via-Sacra, tantas vezes rezada nas nossas comunidades, durante a Quaresma, é fiel à cronologia dos acontecimentos, da condenação à morte até à sepultura, ou, nalguns casos, à ressurreição. A proposta desta Via-Sacra foi a de, em vez de valorizar a cronologia, valorizar o processo de surpresa que levou os apóstolos a revisitar os acontecimentos das últimas horas da vida e Jesus”, explicou ao Reconquista o pároco Nuno Folgado. “Foi a descoberta de que, contra toda a lógica, Jesus estava vivo, que os motivou a refazer o caminho que tinham acompanhado, à distância e desiludidos, agora com novo olhar, um olhar iluminado pela luz da ressurreição Aliás, não são só as últimas horas que são descobertas assim, é toda a vida pública de Jesus, e até a vida oculta. É porque Jesus Ressuscitou que o que aconteceu ao longo da Sua vida tem a importância e o significado que tem”. Chegados à estação da condenação, Nuno Folgado diz que fica no ar a pergunta sobre o antes e a resposta foi a de que “estando à mesa com os discípulos tomou o pão e o vinho e entregou-lho” instituindo a Eucaristia. E foi assim que terminou, na capela do Espírito Santo, onde os participantes tinham à sua espera o bispo de Portalegre-Castelo Branco, D. Antonino Dias.

 

COMENTÁRIOS