Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Via Sacra percorreu a zona histórica

Reconquista - 24/02/2023 - 23:23

VÍDEO O acontecimento deu-se em simultâneo em todas as dioceses e faz parte de um conjunto de iniciativas da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa.

Partilhar:

Cruz percorreu as ruas da zona histórica. Foto Reconquista

Dezenas de pessoas acompanharam na noite de sexta-feira em Castelo Branco a Via Sacra no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realiza em agosto na cidade de Lisboa.

O acontecimento deu-se em simultâneo em todas as dioceses e faz parte de um conjunto de iniciativas nacionais que decorrerão até ao encontro mundial do próximo verão, que trará o Papa a Portugal.

Na Diocese de Portalegre-Castelo Branco a Via Sacra começou no castelo e desceu a zona antiga da cidade até ao Espírito Santo, percorrendo as estações no sentido inverso, ou seja, começando no castelo com a estação XIV “Jesus depositado no sepulcro” e terminando no largo do Espírito Santo com a estação I “Jesus é condenado à morte”.

Ao longo deste percurso foi levada uma cruz de madeira que é uma réplica daquela que representa a JMJ e que esteve na Diocese de Portalegre-Castelo Branco faz agora um ano.

Os fiéis que acompanharam a cruz encontraram-se com o bispo de Portalegre-Castelo Branco na capela do Espírito Santo.

Transmissão da Via Sacra no Facebook do Reconquista

O Comité Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 convidou as dioceses de todo o país a unir-se na celebração da Via Sacra, como forma de preparação do encontro do próximo mês de agosto.

“Com esta iniciativa, o COL pretende mobilizar as dioceses de todo o país a viverem este momento com os jovens, já a pensar na Via Sacra que se realizará a 4 de agosto com o Papa, mas também como forma de preparação e reflexão para a Páscoa”, refere uma nota enviada à Agência Ecclesia.

COMENTÁRIOS