Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Visita pastoral chega à Paróquia da Sé

Lídia Barata - 02/06/2022 - 8:00

Depois da peregrinação a Fátima, D. Antonino Dias prossegue a sua visita pastoral ao Arciprestado de Castelo Branco.

Partilhar:

Depois da peregrinação diocesana D. Antonino Dias retoma a visita pastoral

Depois da Peregrinação Diocesana a Fátima, que decorreu no domingo, dia 29 de maio, D. Antonino Dias vai estar na Paróquia de São Miguel da Sé, onde prossegue com a sua visita pastoral ao Arciprestado de Castelo Branco. O bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco tem andando por terras da Beira Baixa, chega agora à capital.

Esta quinta-feira, dia 2 de junho, às 21H00, participará na reunião da Junta de Freguesia de Castelo Branco. A escolha deve-se ao facto de ser um dos órgãos autárquicos cujo elenco foi praticamente todo renovado.

Nos dias seguintes, e até domingo, D. Antonino Dias tem confirmadas visitas ao Colégio das Zitas e ao Colégio dos Padres Redentoristas. Neste caso, é a primeira vez que o prelado visita esta instituição no âmbito da visita pastoral à Paróquia da Sé, porque habitualmente passa no Colégio de Nossa Senhora do Rosário, aquando a visita à Paróquia de Nossa Senhora de Fátima. D. Antonino Dias irá ainda visitar a empresa Foto Disco, o jornal Reconquista e fará uma passagem pela Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco.

Durante o fim-de-semana, também haverá celebração do sacramento do Crisma.

Recorde-se que a visita pastoral é realizada, habitualmente, a cada cinco anos, tal como está determinado no Código de Direito Canónico. Nestas passagens mais demoradas pelas paróquias que lhe estão confiadas, o bispo diocesano tem oportunidade de conhecer melhor as pessoas (fiéis e demais sociedade civil), as diversas instituições locais e alguns lugares de culto. No fundo, este é um momento de maior proximidade do bispo com os diversos atores no território da sua diocese.

É também por esta ocasião, sobretudo nos territórios de baixa densidade, que muitas paróquias, desde que estejam devidamente preparados, apresentam os seus crismandos para receber o sacramento do Crisma, uma competência do prelado.

COMENTÁRIOS