Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: VMER treina Suporte Básico de Vida

Lídia Barata - 04/04/2024 - 17:30

Ensinar como atuar perante uma paragem cardiorrespiratória é o principal objetivo do treino que a equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação afeta à ULSCB vai realizar com a comunidade.

Partilhar:

Programa decorre dias 11 e 12 de abril

Ensinar como atuar perante uma paragem cardiorrespiratória é o principal objetivo do treino que a equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) afeta à Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) vai realizar com a comunidade, dia 11 de abril, nos campos sintéticos da zona de lazer, em Castelo Branco.

Esta é um das ações previstas no programa do sexto evento científico organizado pela VMER/Serviço de Urgência (SU) da ULSCB.

“Com uma elevada componente prática, os formandos têm oportunidade de adquirir competências que possibilitam uma rápida atuação, sabendo qual a informação a ser transmitida quando se liga 112 e iniciar manobras de suporte básico de vida, até chegar a ajuda diferenciada”, refere a organização do evento que, este ano, tem como público-alvo 250 alunos do 3.º ciclo, detentores do 9.º ano de escolaridade, dos agrupamentos de escolas Amato Lusitano e Afonso Paiva, a que se juntam os professores, dispostos a aprender “ações simples que podem salvar vidas”.

O evento prossegue no dia seguinte, 12 de abril, no Cine Teatro Avenida, em Castelo Branco, com sessão de abertura marcada para o meio-dia. Mas antes, às 9H30, debate-se o tema “Suporte de Vida – do Básico ao Avançado”, mesa moderada pela médica Mafalda Neves e pelo enfermeiro Luís Fernandes, contando com as intervenções do médico Nuno Galbino (Guidelines e atualizações – o Estado da Arte), dos enfermeiros Nélson Santos (O papel da simulação no treino das equipas) e Miguel Ribeiro (Importância do debriefing após situações de emergência) e da psicóloga Sara França (Intervenção psicológica).

A tarde é preenchida com mais dois debates, o primeiro sobre “A importância do SBV na comunidade – Uma questão de cidadania”, moderado pelo médico Vasyl e o enfermeiro Paulo Santos, com intervenções do enfermeiro Pedro Caldeira (DAE na comunidade), o presidente da autarquia Leopoldo Rodrigues (a perspetiva do Município de Castelo Branco) e o enfermeiro João Valente (Escolas de formação – Escola de formação SBV-DAE da ULSCB). A terceira mesa tem como tema “Eventos multivítimas), moderada pela médica Diana Brites e o enfermeiro Bruno Esteves, com intervenções da médica Paula Neto (A importância da triagem multivítimas), o enfermeiro Nuno Marques (O papel das equipas de emergência médica) e o comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Beira Baixa Pedro Nunes (O papel da proteção civil). Antes do encerramento, às 18H00, será entregue o prémio e-poster.

COMENTÁRIOS