Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Alexandre Quintanilha nas jornadas de medicina

Reconquista - 11/11/2022 - 9:00

Deputado e presidente da Comissão de Educação e Ciência do Parlamento vai estar presente na 34ª edição das Jornadas de Medicina da Beira Interior.

Partilhar:

Alexandre Quintanilha é o convidado principal desta edição

Alexandre Quintanilha, deputado (PS) e presidente da Comissão de Educação e Ciência do Parlamento Português, professor universitário, vai proferir esta sexta-feira, pelas 18H30, na Biblioteca de castelo Branco, a primeira conferência da 34ª edição das “Medicina na Beira Interior da Pré-história ao Séc. XXI”.

“O conhecimento só floresce em liberdade” é mote para uma preleção que promete ser um bom começo para aquelas que serão as mais antigas iniciativas do género realizadas no nosso país. Alexandre Quintanilha referência mundial nos domínios biofísico é membro de várias academias internacionais e fundou o Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto. Foi professor universitário no ICBAS – Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Alexandre Quintanilha desenvolveu o seu trabalho científico durante vários anos na Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos. É Doutor Honoris Causa pela Universidade de Évora e foi agraciado com o Grande Prémio Ciência Viva 2020.

As Jornadas decorrem nos dias 11 e 12 de novembro e têm na vida e obra da figura do médico judeu albicastrense Amato Lusitano a sua principal razão de estudo. Organizadas desde 1988 pelo antigo diretor do Museu Tavares Proença Júnior, António Salvado, e pelo médico António Lourenço Marques, as Jornadas têm tido uma continuidade temporal notável, apresentando, anualmente, os resultados das investigações e confirmando Castelo Branco como a capital da história da Medicina Portuguesa. Este ano volta a ser publicada a revista “Medicina na Beira Interior da Pre-História ao Século XXI” (ed. RVJ Editores) que inclui as comunicações das jornadas do ano passado.

Segundo a organização, “em mais de três décadas afluíram à cidade, sempre no segundo do fim-de-semana de Novembro, alguns dos maiores especialistas e investigadores ibéricos da história da Medicina transformado o encontro num traço de união entre várias instituições universitárias”.

Durante as jornadas será apresentada a obra “António Nunes Ribeiro Sanches Uma Nação no Tempo Um Sábio na Época” (Ed. Rvj Editores) de autoria de Francisco Abreu. O livro será apresentado pelo docente Anselmo Cunha. Durante o evento o pintor Rodrigo Dias desenvolverá o trabalho: A Dor e a Cura. A mostra, organizada pela Câmara de Castelo Branco “A estátua de Amato Lusitano do Mestre Martins Correia: um património com futuro” estará patente ao público no átrio da Biblioteca durante o fim-de-semana.

Alfredo Rasteiro, J. David de Morais, Albano Mendes de Matos - José Miguel Santolaya , Pedro Miguel Salvado, Joaquim Candeias da Silva, Adelaide Salvado, José Avelino Gonçalves, Alfredo Rasteiro, João Rui Pita, Ana Leonor Pereira, Cristina Moisão, Joaquim Baptista, Jose Ignacio Martín Benito, Paulo Samuel, José Dias Pires, Maria de Lures Barata, António Lourenço Marques, Maria José Leal, Maria de Lurdes Cardoso, Miguel Nascimento, João Correia, Aires Diniz , Filomena Barata, Joana Bizarro, Maria do Carmo R. Mendes, André Oliveirinha, Eddy Chambino e António Salvado são alguns dos palestrantes que juntam, nas Jornadas, várias áreas do saber.

COMENTÁRIOS