Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Igreja: Catequistas rumam a Fátima

Reconquista - 24/02/2022 - 9:22

Catequistas da Diocese de Portalegre-Castelo Branco estão entre os que participam nos 50 anos do Encontro Interdiocesano de Catequistas da Zona Centro, refletindo sobre os atuais desafios da catequese.

Partilhar:

Foto DR

Os catequistas das dioceses de Leria-Fátima, Lisboa, Portalegre-Castelo Branco, Santarém e Setúbal preparam-se para comemorar, em Fátima, os 50 anos do Encontro Interdiocesano de Catequistas da Zona Centro, refletindo sobre os atuais desafios da catequese.

Os secretariados da catequese daquelas dioceses pretendem que o encontro dos dias 26 e 27 de fevereiro ofereça “um olhar sobre a catequese em Portugal neste meio século de realização do Interdiocesano, na abertura aos desafios que o novo itinerário lança à catequese atual”.

Segundo informação divulgada, o encontro “deste ano tem ainda a particularidade de propor uma peregrinação para todos os catequistas”, no dia 27 de fevereiro, um domingo.

No dia anterior, o programa inclui a conferência “50 anos do Interdiocesano, Vida e História”, por Maria Luísa Boléo, seguida de uma intervenção do cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, sobre “O Interdiocesano no contexto eclesial dos últimos 50 anos em Portugal”.

O novo itinerário da catequese será o tema dos trabalhos da tarde de sábado.

A CEP – Conferência Episcopal Portuguesa, na sua última Assembleia Plenária, em novembro de 2021, aprovou o “Itinerário de iniciação à vida cristã com as famílias, com as crianças e com os adolescentes”, que aponta para “um novo olhar” sobre a transmissão da fé na infância e adolescência. “Estes tempos de profundas mudanças no que diz respeito à família, á personalização da fé, à própria educação da fé, à cultura que nos envolve, implicam um novo olhar, um novo trabalho em conjunto para que a educação da fé se faça não apenas em seis, sete, nove, dez anos, mas se vá fazendo ao longo de toda a vida”, disse na ocasião o presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, António Moiteiro.

Segundo o também bispo de Aveiro, o itinerário corresponde ao início de “um processo sinodal no campo da catequese”, oferece um “plano geral” com propostas de “tempos” e “percursos”, começando agora a etapa de preparação de “materiais catequéticos”.

COMENTÁRIOS