Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Cebolais-Retaxo: Assembleia discute desagregação

José Furtado - 06/12/2022 - 17:53

Reunião foi pedida pelo PS que propõe a reposição da Freguesia de Retaxo.

Partilhar:

A Assembleia de Freguesia de Cebolais de Cima e Retaxo reúne esta terça-feira à noite para avaliar a proposta de desagregação da união de freguesias, que foi apresentada pelos eleitos do Partido Socialista.

O pedido foi formalizado no dia 20 de novembro e o presidente da assembleia, João Nunes Sobreira, convocou a reunião cinco dias depois, estando marcada para as 20H30 no edifício sede da junta em Cebolais de Cima.

A carta do PS que acompanhou o pedido desta assembleia foi acompanhada de uma proposta de criação da Freguesia de Retaxo, começando por lembrar que em 2013 a Assembleia Municipal de Castelo Branco tomou uma posição de oposição à extinção de qualquer freguesia do concelho.

Os socialistas alegam que a agregação foi “um erro que causou prejuízo às populações, porque a reforma deveria ser consequência da vontade das populações de Retaxo e Represa”.

A agregação “não teve em consideração os aspetos identitários da população, a sua história, cultura e geografia próprias”.

A sede da freguesia a criar está assegurada, alegando que a atual delegação da união tem plenas condições.

O documento de sete páginas a que o Reconquista teve acesso especifica a denominação, delimitação da sede e fundamenta a criação da freguesia com base nos critérios legais.

O PS incluiu ainda documentação sobre a área administrativa, prestação de contas e património da antiga Freguesia de Retaxo.

COMENTÁRIOS