Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Cemitérios: Município albicastrense adquire terreno em Escalos de Cima

José Júlio Cruz - 13/10/2022 - 9:54

Ideia passa por ampliar o cemitério, mas também por melhorar todo o espaço adquirido.

Partilhar:

A azul a zona ocupada pelo atual cemitério; a vermelho sensivelmente a área pelo terreno agora adquirido.

A Câmara de Castelo Branco está a desenvolver procedimentos para a ampliação de diversos cemitérios no concelho logo que lhe seja possível, revelou ao Reconquista o presidente do município albicastrense. Escalos de Cima, Maxiais, Almaceda e Paiágua são alguns deles, referiu Leopoldo Rodrigues, reconhecendo essa necessidade.

As capacidades dos espaços estão esgotadas ou praticamente e esse é um dos fatores que influi na premência destes empreendimentos. Relativamente a Escalos de Cima o município está em vias de concretizar a compra de um terreno contíguo ao atual cemitério para proceder à ampliação do mesmo.

A deliberação relativa ao negócio já foi inclusivamente tomada, por unanimidade, numa reunião privada do executivo municipal que teve lugar no final da passada semana. Leopoldo Rodrigues explica que “assim que a escritura estiver concretizada iremos proceder à elaboração do projeto”.

A ideia passa por ampliar logicamente o cemitério de Escalos de Cima, mas também por melhorar todo o espaço adquirido que é substancialmente maior do que o existente atualmente. Para se ter uma ideia basta dizer que numa medição aproximada efetuada a partir de imagens de satélite do Google Maps a área do atual cemitério ronda os 2200 metros quadrados e a do terreno adquirido ultrapassa os 17500 metros quadrados, o que permitirá certamente outro tipo de utilização.

“Sabemos que esta situação de Escalos de Cima e a de outras aldeias como Maxiais, Almaceda e Paiágua são urgentes por estarem nos limites da sua capacidade e sabemos que isso mexe muito com as pessoas dessas e de outras localidades, pelo que podemos garantir que estamos atentos a isso, inclusivamente ao cemitério de Castelo Branco, e estamos a trabalhar para lhes encontrar uma solução compatível com as necessidades”, conclui o presidente do município.

 

COMENTÁRIOS