Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Escuteiros: Centenário celebrado no final de maio

- 04/05/2023 - 9:17

O Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português apresentou em Braga o programa de comemorações do seu primeiro centenário, que vão decorrer a 27 e 28 de maio.

Partilhar:

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) – Escutismo Católico Português apresentou em Braga o programa de comemorações do seu primeiro centenário, que vão decorrer a 27 e 28 de maio.
“O CNE resultou da vontade da Igreja que, atenta aos sinais dos tempos, vislumbrou no Escutismo uma pedagogia fecunda para a evangelização. Hoje, estou convencido que o modelo proposto não perdeu atualidade nem vitalidade”, disse, em conferência de imprensa, D. José Cordeiro, arcebispo de Braga.
O responsável assumiu o orgulho que a arquidiocese minhota sente por ser “berço desta presença em Portugal”: o Escutismo católico surgiu em Braga, em 1923, por iniciativa do arcebispo Manuel Vieira de Matos e de mons. Avelino Gonçalves, após o Congresso Eucarístico de Paris.
Para D. José Cordeiro, este primeiro centenário é um tempo de “memória agradecida”, que aponta ao futuro.
“É tempo de projetar o caminho que queremos seguir para o segundo centenário, que agora se inicia”, precisou. O arcebispo primaz elogiou, neste contexto, o papel dos escuteiros na peregrinação dos símbolos da JMJ, que percorrem a Arquidiocese de Braga até 3 de março, com uma “participação ativa, consciente e contagiante”
A conferência de imprensa contou com a intervenção inaugural do chefe nacional do Corpo Nacional de Escutas, Ivo Faria, para quem estas comemorações implicam um “regresso às origens para pensar o amanhã”.

COMENTÁRIOS