Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ciclismo: Títulos de estrada são atribuídos no distrito

Artur Jorge - 05/06/2018 - 11:26

Belmonte acolhe de 22 a 24 de junho os campeonatos nacionais de estrada, com José Gonçalves, Nelson Oliveira, Tiago Machado e outros.

Partilhar:

José Gonçalves é um dos nomes de referência esperados nos nacionais de estrada

Alguns dos principais nomes do ciclismo luso em competição no pelotão internacional, como José Gonçalves (14.º do Giro de Itália que terminou no domingo), Nelson Oliveira, Ruben Guerreiro, Tiago Machado, Ricardo Vilela, José Mendes ou Joaquim Silva, são presenças confirmadas nos campeonatos nacionais da modalidade, que se realizam no distrito de Castelo Branco, concretamente no concelho de Belmonte, de 22 a 24 de junho.

Um dos principais momentos da temporada ciclística foi apresentado no decurso da última semana na localidade anfitriã do evento. O autarca local, António Dias Rocha, espera ter muita gente no concelho a acompanhar as provas do programa, “pessoas da nossa região, mas também muitos visitantes que são apaixonados pelo ciclismo”. O presidente da Câmara de Belmonte não tem dúvidas que este investimento tem retorno direto na dinamização social e económica na sua área geográfica e alarga o impacto a uma zona mais vasta do Interior do país.

Pelo mesmo diapasão alinha Delmino Pereira. O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo destacou em Belmonte a política de descentralização do organismo que lidera. “Trabalhamos para implementar o ciclismo em todo o território. Esta corrida é especial, porque junta os nossos melhores corredores da vertente mais profissional do ciclismo”, afirmou.

Em discussão vão estar os títulos nacionais de contrarrelógio e estrada, em elites (masculinos e femininos) e sub-23. A luta contra o cronómetro está toda marcada para o dia 22 de junho, sexta-feira, a partir das 11 horas. As corredoras de elite são as primeiras a sair para a estrada (24,1 km), seguidas dos sub-23 (24, 1km) e elites masculinos (33,7 km). No sábado, dia 23, disputam-se as provas de fundo em femininos (107 km numa corrida com cinco voltas a um circuito), juniores, cadetes e sub-23, esta com início às 15 horas. No domingo, dia 24, é o ponto alto dos nacionais de ciclismo, a partir das 11 horas. Os profissionais partem de Belmonte e cumprem 76 quilómetros antes de entrarem no circuito concelhio que vão fazer por cinco vezes, até perfazerem um total de 181,8 km. O traçado “não sendo demasiado duro, é um típico rompe-pernas, pelo que se espera que a seleção vá sendo feita com o passar dos quilómetros”, como foi caracterizado na apresentação do evento. O epicentro da ação, local de partida e chegada das diferentes provas, é o Largo Dr. António Dias Rocha.

PRESTÍGIO Para além das figuras lusas do pelotão internacional, os corredores das nove equipas continentais e as cinco de clube, tudo tentarão para sobressair naquele que é um dos grandes objetivos da temporada. Os títulos de campeões nacionais são prestigiantes em qualquer parte do mundo, para além de conferires pontos UCI aos vencedores.

COMENTÁRIOS