Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ciclismo: Volta do Futuro começa esta quinta-feira na Sertã

Artur Jorge - 05/09/2019 - 7:00

A competição, destinada ao escalão sub-23, decorre de 5 a 8 de setembro, com início na Sertã e meta final em Portalegre.

Partilhar:

O velho "Lau" com o filho José Fernandes, vencedor da edição do ano passado

Começa esta quinta-feira na Sertã a 27.ª edição da Volta a Portugal do Futuro em bicicleta. Depois da “prova rainha”, esgrimida até aos derradeiros metros no início de agosto, chega a vez das jovens promessas irem para o asfalto e cumprirem o ponto alto da respetiva temporada.

A competição, destinada ao escalão sub-23, decorre de 5 a 8 de setembro, com início na Sertã e meta final em Portalegre. São cerca de 500 quilómetr0s distribuídos por cinco etapas. Participam 15 equipas. Uma das curiosidades do itinerário passa pela formatação dos dias de corrida, com ponto de partida e chegada no mesmo local, com exceção do dia de sábado, que contará com duas tiradas.

O pelotão enfrenta no primeiro dia um circuito na Sertã, com percurso de constante sobe e desce ao longo dos 115,6 km repartidos por quatro voltas que vão proporcionar grande animação na zona da meta, instalada na avenida 25 de abril. A etapa beirã reserva igualmente quatro contagens de montanha de 3.ª categoria. O início da etapa está marcado para as 15 horas. O percurso vai em direção a Cernache do Bonjardim, Nesperal, Rola (PM 3.ª), Cumeada, Junceira e regresso à Sertã. Quatro voltas. A chegada está prevista para próximo das 18 horas.

Depois, na 6.ª feira, dia 6, corre-se a tirada mais longa, com início e fim em Abrantes, depois de uma incursão por Ponte de Sor e terras ribatejanas. Já no sábado, a saída é de Abrantes em direção a Castelo de Vide. De manhã pedalam-se 79,9 km e à tarde, ainda na vila alentejana, decorre um curto mas exigente contrarrelógio de 8,4 km com subida à ermida da Senhora da Penha, na Serra de S. Paulo.

As contas da Volta a Portugal do Futuro encerram no domingo. Portalegre vai coroar o campeão. São 122,8 km por Crato, Monforte e Arronches e na parte final dois decisivos prémios de montanha de 2.ª categoria, Serra de S. Mamede e Cabeço do Mouro. A meta está instalada na avenida da Liberdade.

Quem vai suceder ao jovem Venceslau Fernandes, vencedor do ano passado e filho do mítico corredor dos anos oitenta com o mesmo nome? É a questão que se coloca.

COMENTÁRIOS