Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ciclismo: Volta dos juniores rola pela raia

José Furtado - 26/08/2021 - 21:35

A Volta a Portugal de Juniores vai andar até domingo nos distritos da Guarda e Castelo Branco, com quatro etapas.

Partilhar:

Prova é organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo. Foto FPC/ Arquivo

A Volta a Portugal de Juniores vai rolar até domingo nos distritos da Guarda e Castelo Branco, com quatro etapas. Uma delas vai terminar em Penamacor e terá ainda passagens pelo concelho de Idanha-a-Nova. A primeira etapa realiza-se esta quinta-feira com início e fim em Almeida. São quase 93 quilómetros com meta volante em Vilar Formoso e um prémio de montanha de terceira categoria em Porto da Ovelha (Almeida), de acordo com o guia disponibilizado pela organização.

A segunda etapa, na sexta-feira, começa no Sabugal, que recebe a meta volante, estando ainda previsto um prémio de montanha de terceira categoria em Penamacor, onde termina o percurso de quase 130 quilómetros.

Depois de visitar localidades como Soito, Sortelha ou Terreiro das Bruxas o pelotão desce ao concelho de Penamacor pela nacional 233, passando por Vale da Senhora da Póvoa, fazendo um desvio para a zona de Benquerença e retomando a nacional por Meimoa, antes de chegar a Penamacor para uma primeira passagem que contará para o prémio de montanha.

Os ciclistas seguem depois para Aldeia do Bispo, passando ainda por Aldeia de João Pires, Aranhas e Salvador, seguindo em direção ao concelho de Idanha-a-Nova.

Há uma passagem por Medelim e o regresso ao concelho de Penamacor pela Bemposta. De novo na nacional 233 os ciclistas passam por Pedrógão de São Pedro, pelo cruzamento de Águas e terminam a etapa na avenida da República, que dá acesso à escola Ribeiro Sanches. A chegada está prevista para as 15H30 na melhor das hipóteses.

A terceira etapa será um contrarrelógio individual de quase 15 quilómetros ente Gouveia e Seia e no domingo termina com quase 111 quilómetros entre Celorico da Beira e a Guarda, com uma subida às Penhas Douradas que contará como prémio de montanha de primeira categoria. A organização é da Federação Portuguesa de Ciclismo.

António Morgado (Bairrada) conquistou a vitória na primeira etapa, em Almeida.

O segundo e terceiro lugares ficaram para Gonçalo Tavares (Bairrada) e Lucas Lopes (Póvoa de Varzim/CDC Navais), que formavam o grupo perseguidor.

O vencedor desta primeira tirada, e agora líder da classificação geral, disse que a vitória foi um objetivo cumprido.

“A etapa foi sempre muito controlada ao início. A minha ideia não era ganhar tempo hoje, mas no prémio de montanha o ritmo ia duro. Lancei o meu colega de equipa (Gonçalo Tavares) para vencer o prémio de montanha e ele conseguiu. Quando dei por mim estávamos num grupo reduzido e consegui isolar-me. É muito bom vencer logo na primeira etapa e estou muito feliz, pois era um objetivo que tinha. Amanhã tentarei segurar a camisola amarela”, afirmou António Morgado à organização.

 

 

COMENTÁRIOS