Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Cidade criativa da UNESCO: Dezenas de subscritores assinam Carta de Princípios

João Carrega - 13/02/2023 - 10:59

Várias dezenas de personalidades, entidades nacionais e regionais, assinaram a Carta de Princípios para a Candidatura de Castelo Branco à Rede de Cidades Criativas da UNESCO.

Partilhar:

A viola beiroa juntou-se ao Bordado de Castelo Branco

A Carta de Princípios para a Candidatura de Castelo Branco à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na categoria de artesanato e artes populares – Bordado de Castelo Branco, foi assinada por várias dezenas de entidades e personalidades nacionais.

O documento foi rubricado, no final do Simpósio de Redes Criativas da UNESCO, por entidades regionais e nacionais, como o Diretor Geral das Artes; autarcas dos concelhos de Castelo Branco, Caldas da Rainha e Idanha-a-Nova (Barcelos e Covilhã assinarão posteriormente); responsáveis pelo Centro de Formação para o Artesanato e Património; da ACAPO; Associação Portuguesa de Ergonomia, Instituto de Emprego e Formação Profissional; diretores da Etepa, da Escola Superior de Artes Aplicadas (Esart) e de diferentes associações; investigadores e artesãos.

Futuramente será assinada por outras personalidades, entre as quais o general Ramalho Eanes, o primeiro Presidente da República democraticamente eleito, que preside à comissão de honra da candidatura.

A Carta de Princípios foi aprovada, na última reunião privada do executivo, com os votos favoráveis do PS e do PSD e a abstenção do movimento independente Sempre. No documento a que tivemos acesso, é referido que os “signatários da carta reconhecem que o Bordado de Castelo Branco tem caraterísticas que o tornam único entre os bordados portugueses e mesmo entre os bordados do mundo. Apresenta uma arte própria e complexa, com estilo de feição peculiar, com relevância histórica e identitária, com reconhecimento internacional”.

A Carta de Princípios poderá continuar a ser assinada por pessoas, empresas, instituições ou organizações. “Todos são bem-vindos para serem embaixadores desta causa e deste tesouro da arte portuguesa, para ajudar a consolidar um processo que se quer amplamente participado, plural e inclusivo”.

Os subscritores da Carta comprometem-se a apoiar a autarquia na Candidatura; a colaborar e ou apadrinhar iniciativas relacionadas com a mesma.

A assinatura decorreu ao final da tarde de segunda-feira, num momento que encerrou o Simpósio de Redes Criativas da UNESCO. Na iniciativa intervieram Maria de Lurdes Pombo, da APPACDM de Castelo Branco; Carlos Correia, da Universidade Nova de Lisboa; autarcas de Barcelos, Caldas da Rainha, Idanha-a-Nova e Covilhã; e responsáveis pela Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal, Adraces, Direção Geral das Artes e Esart.

Foi ainda apresentado o site da candidatura, um livro infantil sobre o Bordado de Castelo Branco e o vídeo promocional da candidatura.

COMENTÁRIOS