Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Maria: Outubro missionário

Reconquista - 04/10/2017 - 9:21

A missão é de Deus na qual somos chamados a cooperar. O Mês Missionário tem a sua origem no Dia Mundial das Missões

Partilhar:

A missão é de Deus na qual somos chamados a cooperar. O Mês Missionário tem a sua origem no Dia Mundial das Missões (penúltimo domingo do mês de outubro). A data foi instituída pelo papa Pio XI em 1926, como um Dia de oração e ofertas em favor da evangelização dos povos.  O objectivo é incentivar, nas Igrejas locais, a cooperação missionária. São apenas alguns os missionários e missionárias que partem. Porém, toda a comunidade tem o dever de participar ativamente na missão universal.
Tradicionalmente, outubro é um mês em que as comunidades cristãs refletem na sua dimensão de enviados ao mundo em que vivemos como testemunhas de Jesus Cristo. Em tempos passados, agia-se como se a Europa fosse uma zona de cristandade que neste mês pensa nos pagãos que existem noutras zonas do mundo. Promovia-se a oração, a ajuda económica, o aparecimento de vocações missionárias que fossem para essas zonas de missão. Hoje verifica-se que a Europa está descristianizada e é território onde os cristãos são enviados em missão evangelizadora. Acontece mesmo que vêm dos antigos territórios de missão, muitos sacerdotes enviados como missionários que trazem o evangelho à Europa.
Por tudo isto, a missão principal das nossas comunidades cristãs é a reevangelização dos seus próprios territórios. Por tudo isto o mês de outubro é sobretudo altura para pensarmos nesta missão dentro de portas: o anúncio das bases do cristianismo, a catequese, a liturgia, as vocações, as próprias comunidades eclesiais. Neste sentido a Igreja propõe-nos que a 1.ª semana a dediquemos à oração, a segunda ao sacrifício, a terceira à partilha e a quarta à vocação missionária. Está publicado um guião missionário com sugestões que ajudarão as comunidades que queiram seguir este itinerário nas suas paróquias.

COMENTÁRIOS