Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Dia da Mãe. Mensagem da Comissão Episcopal do Laicado e Família

- 11/05/2023 - 9:50

Ser mãe: vocação, valor e missão.

Partilhar:

Ser mãe: vocação, valor e missão 
Ser mãe é uma vocação e missão natural que Deus consagrou e que importa sublinhar como um dom e capacidade de amor ao serviço da vida e da sua realização. Todas as mães merecem ser apoiadas pela coragem e confiança que demonstram e por assumirem a sua responsabilidade. Ser mãe com amor e responsabilidade, mesmo pobre, é um bem enorme em alegria e em esperança que se alarga à família e à comunidade. Neste sentido, sugerimos e pedimos aos jovens casais que cuidem da fidelidade do seu relacionamento, como um dom para sua felicidade e de seus filhos. 
Àqueles casais que, tendo gerado filhos, se separaram, não desistam de se assumirem como dom de Deus para a educação e felicidade dos vossos filhos. Em qualquer circunstância, a uma criança nunca se deve dizer mal da mãe. A mãe é mãe! Às mães que ficaram sós com filhos a crescer e a educar, que trabalham e assumem a missão de mãe como a causa das suas vidas, saudamo-las e agradecemos-lhe pela dedicação.

Confiar e escutar a mãe
No Dia da Mãe muitos filhos têm o cuidado de dirigir uma palavra ou uma atenção especial à sua mãe. É bom que assim aconteça; um simples gesto de delicadeza para com a mãe, é gerador de felicidade. Honrar pai e mãe, escutá-los e prestar-lhes atenção tem uma dimensão sagrada (4º mandamento da Lei de Deus), humaniza-nos, fazemos os outros felizes e agradamos a Deus.  
Em sentido diverso, existem adolescentes e jovens que, por influência e sugestões que circulam nas redes sociais, decidem uma nova orientação para as suas vidas sem dialogar e confiar nos pais. É compreensível que os adolescentes e jovens tenham opções diferente dos pais, mas não é aceitável considerarem que alguém neste mundo os ame e lhes quera maior bem do que a sua própria mãe. 
Confiemos à intercessão de Santa Maria, Rainha da Paz, Mãe de Cristo e Mãe da Igreja, todas as mães que vivem com especiais preocupações com os seus filhos e sua família, não esquecendo as situações de grande sofrimento familiar nos países envolvidos em guerra.

COMENTÁRIOS