Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Igreja: Comunhão, participação, missão

Reconquista - 14/10/2021 - 9:58

Com estas três “palavras chave”, o Papa Francisco expriu o que deve ser a sinodalidade.

Partilhar:

Comunhão, participação, missão.Com estas três “palavras chave”, o Papa Francisco expriu o que deve ser a sinodalidade.

O meio para pôr em prática estas palavras em cada diocese é o seguinte: cada diocese fará a abertura do processo sinodal numa celebração litúrgica, no dia 17 de outubro de 2021. 
Como já noticiámos, a Diocese de Portalegre e Castelo Branco fará essa abertura no próximo domingo às 15H00 no Cine-Teatro Avenida em Castelo Branco, seguindo-se a eucaristia na Sé.
Cada bispo diocesano nomeará uma pessoa de contacto e uma Equipa Sinodal Diocesana para coordenar e dinamizar o processo (essa equipa manterá funções até 2023 e a seguir, na fase de recepção do Sínodo).
As perguntas essenciais e as dez áreas temáticas encontram-se no Vademecum, que pode ser consultado clicando nesta ligação.
No final do processo, cada diocese fará uma síntese de 10 páginas, segundo metodologia apresentada no Vademecum e anexos, a qual deverá ser enviada ao Secretariado Geral da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) até finais de março.
Também até finais de março, cada diocese fará uma reunião pré-sinodal, centrada na celebração da Eucaristia, apresentando nessa altura a síntese preparada.
A partir das sínteses diocesanas, um grupo nomeado pela CEP fará a síntese final, também de dez páginas, a ser enviada em abril à Secretaria Geral do Sínodo.
A reunião pré-sinodal da CEP coincidirá com a assembleia plenária de 25 a 28 de abril de 2022.

 

COMENTÁRIOS