Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Conferência Episcopal Portuguesa reúne em Fátima

Ecclesia - 06/11/2022 - 9:46

Proteção de menores, Jornada Mundial da Juventude e Sínodo 2021-2024 na agenda dos trabalhos da Assembleia Plenária do episcopado

Partilhar:

A Conferência Episcopal Portuguesa vai realizar a próxima Assembleia Plenária entre os dias 7 e 10 de novembro, em Fátima, tendo na agenda de trabalhos a proteção de menores, a Jornada Mundial da Juventude e o Sínodo 2021-2024.

Os trabalhos da reunião dos bispos de Portugal começam na tarde do dia 7, com o discurso de abertura do presidente da CEP, D. José Ornelas, abertos à comunicação social.

“Proteção de menores e adultos vulneráveis: situação atual do processo”, “Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023” e “Sínodo 2021-2024: participação na etapa continental” são temas indicados na agenda dos trabalhos.

A reunião do episcopado vai também inteirar-se de “informações e propostas das Comissões Episcopais e Delegados da CEP” e analisar o documento “O Dom da Vocação Presbiteral. Ratio Nationalis Istitutionis Sacerdotalis”

A agenda de trabalhos prevê ainda a análise do Orçamento do Secretariado Geral da CEP para 2023 e a realização de “nomeações várias”.

No fim dos trabalhos, realiza-se uma conferência de imprensa, em Fátima, na Casa Nossa Senhora das Dores, pelas 14h30, onde o “presidente da CEP estará disponível para responder às questões dos jornalistas sobre os temas tratados na Assembleia Plenária”.

A Conferência Episcopal Portuguesa é “o conjunto dos bispos das dioceses de Portugal, que, para melhor exercerem as suas funções pastorais, põem em comum preocupações e experiências, acertam critérios de ação e coordenam esforços”.

Na página da Conferência Episcopal Portuguesa indica-se que a CEP é das “conferências mais antigas, atuando regularmente como tal desde os anos 30″; em 1967 teve os primeiros Estatutos aprovados, entretanto revistos em 1975, em 1984, tendo sido introduzidas algumas alterações em 1993, em 1998, em 1999 (aditamentos) e em 2005.

COMENTÁRIOS