Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Creche das Violetas lançada a concurso por dois milhões

Reconquista - 22/03/2024 - 17:04

A construção da nova creche das Violetas, em Castelo Branco, será lançada a concurso dentro de duas semanas.

Partilhar:

O projeto está concluído e obra será lançada a concurso | Imagem 3D

A Câmara de Castelo Branco tem pronto o projeto para a Creche das Violetas. O novo equipamento ficará localizado junto à Unidade de Saúde Familiar instalada na antiga Clínica das Violetas. O concurso para a construção do edifício será lançado nas próximas duas semanas e representa um investimento da autarquia de dois milhões 332 mil euros (preço com IVA).

Com um prazo de execução de um ano, a creche surge com três áreas bem definidas: crianças dos 0 aos 12 meses; dos 12 aos 24; e dos 24 aos 36 meses. Leopoldo Rodrigues, presidente da autarquia albicastrense adianta que o funcionamento deste “novo equipamento irá resultar de um protocolo com uma instituição preferencialmente sem fins lucrativos”.

O autarca adianta que “esta obra faz parte de um projeto mais vasto que ficará completo com mais duas novas estruturas. Na Quinta Pires Marques, no terreno que a autarquia possui junto à Homa, será construída uma creche com jardim-de-infância. Em Alcains, nas instalações do antigo ciclo preparatório será instalada uma nova creche, a qual será operacionalizada pela Lar Major Rato”.

O presidente do Município considera que “a falta de lugares nas creches é um problema que condiciona a vida das jovens famílias, na medida em que dificulta ou impede que ambos os pais possam exercer a sua profissão. Além disso, cria também dificuldades para que as famílias façam o seu planeamento familiar”.

Ao nosso jornal, Leopoldo Rodrigues já tinha justificado a urgência nestes novos equipamentos: “existe falta de creches no concelho, apesar de no último ano ter sido aumentada a capacidade existente. Como tendencialmente as creches têm vindo a ficar gratuitas a que se junta a medida que adotámos no Município de apoiar em 150 euros/mês as famílias que não estão abrangidas pela gratuitidade, é expectável que o número de crianças suba nas creches. No último ano tivemos conhecimento de casos de pais que não conseguiram lugar para os seus filhos nas creches, o que impediu que um dos dois trabalhasse”.

No caso da Creche e Jardim de Infância da Quinta Pires Marques, o autarca recorda que a sua construção permite a manutenção da Obra de Santa Zita (OSZ) em Castelo Branco. Recorde-se que aquela instituição está há 33 anos na cidade a prestar serviços de ação social, tendo em novembro, anunciado a decisão de encerrar portas em agosto deste ano. Na origem desta decisão está o facto de há alguns anos a Obra se confrontar “com dificuldades a nível do edificado onde desenvolve atualmente a atividade da apoio à infância, sendo que as suas caraterísticas estruturais são um constrangimento para atualizar medidas de autoproteção e garantir as condições de acessibilidade, que inclui a instalação de um elevador de acesso a todos os pisos”.

A Obra tem neste momento 133 crianças, 58 das quais estão na creche e as restantes no pré-escolar, e 25 colaboradores. Como forma de manter essa instituição na cidade, a autarquia apresentou algumas soluções à Casa de Santa Zita. “Após um período inicial de negociações, a OSZ informa que, com base no acordado entre as partes, irá manter a Atividade da Creche e Pré-escolar e que, no decorrer do ano letivo 2024/2025, a mesma será transferida para as futuras instalações da Câmara, a construir na Quinta Pires Marques, em Castelo Branco”, referiu em comunicado, datado de dezembro, a instituição.

COMENTÁRIOS