Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Cultura: Máscaras de João Robalo na Sala da Nora a partir de sábado

Reconquista - 30/04/2021 - 14:30

Exposição pode ser apreciada até ao próximo dia 27 de maio.

Partilhar:

João Robalo. Foto Facebook do próprio

João Robalo, pintor e ceramista natural de Escalos de Cima, apresenta ao público em Castelo Branco, mais precisamente na Sala da Nora, parte da sua coleção de máscaras em cerâmica.

De acordo com uma nota emitida pelo seu ateliê, a exposição será inaugurada no próximo sábado, dia 1 de maio, e poderá ser visitada entre as 9H00 e as 13H00 desse dia.

Segundo Pedro Miguel Salvado, citado através do Ateliê das Artes de João Robalo e Salete Afonso, “o fantástico conjunto de trabalhos de João Robalo só na aparência é repetitivo. Com efeito, cada elemento é único e afirma ímpares e plurais universos imaginários e comunicacionais. Cada obra assume um carácter escultórico, numa sábia e desafiante combinação de matérias como o couro, o gesso, a madeira, o tecido, o bordado, a lata, o papel, o ouro, conchas, entre outras, unidas numa autêntica collage de identidades”.

Ainda Segundo Pedro Salvado, “as composições de João Robalo a mesma forma, qual «estrutura latente» Lévi-Strausiana, é ponte entre as realidades e as representações, replica-se em superfícies que conduzem ao reconhecimento, à rejeição, à ostentação e à interrogação, compondo um inventário-coleção sobre o âmago do nós, dos outros e de todas as circunstâncias”.

“Há máscaras de vida, de morte, da esperança, do temor, da guerra, do divino, da viagem. O tempo não se vê. Com as máscaras confirmamos sempre a sua passagem”, realça ainda o mesmo texto.

As máscaras de João Robalo podem ser observadas na Sala da Nora até ao próximo dia 27 de maio entre as 14H00 e as 19H00 de terça-feira a domingo.

COMENTÁRIOS