Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Cunqueiros e Sesmos: Projetos de reconversão aprovados

Reconquista - 10/02/2023 - 8:00

As aldeias de Cunqueiros e Sesmos vão reconverter as áreas florestais numa faixa de 100 metros em redor do aglomerado populacional em áreas agrícolas.

Partilhar:

Aldeias transformam área florestal em agrícola

As aldeias de Cunqueiros e Sesmos, ambas na União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira, vão ser as próximas a reconverter as áreas florestais existentes na faixa de gestão de combustível de 100 metros em redor do aglomerado populacional em áreas agrícolas. Os projetos já foram aprovados pelo executivo municipal, no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio à Reconversão de Áreas Florestais em Áreas Agrícolas nas Faixas de Gestão de Combustível em redor dos Aglomerados Populacionais.

O objetivo é “tornar as aldeias mais seguras na eventualidade da ocorrência de incêndios rurais, permitindo que os proprietários de terrenos nesta faixa os possam rentabilizar, recorrendo, por exemplo, a árvores de fruto”. De acordo com o Regulamento, o primeiro passo para a implementação do projeto é a identificação de todos os proprietários das parcelas a intervencionar, realizando o cadastro nas situações em que o mesmo ainda não esteja feito. Entre os deveres, encontra-se a manutenção das propriedades geridas durante um período de cinco anos.

Da parte do Município, será garantida a mobilização mecânica do solo nas propriedades florestais que se encontram dentro da faixa de gestão combustível de proteção ao aglomerado populacional, por forma a converter estas em área agrícola; e a oferta das árvores ou espécies agrícolas identificadas pelo proprietário. O número de árvores a plantar por hectare (compasso) será de acordo com a espécie, respeitando os guias práticos de agricultura.

Estes dois projetos juntam-se a outros que têm sido desenvolvidos no concelho, nomeadamente nas aldeias de Mó (a primeira a beneficiar dos apoios deste regulamento), Fórneas, Vale de Água, Galisteu, Giesteiras, Sobrainho dos Gaios, Corgas e Malhadal: nestas situações, os projetos foram apoiados pela iniciativa governamental “Condomínio de Aldeia” que comunga dos mesmos princípios do Regulamento Municipal.

COMENTÁRIOS