Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Cunqueiros: Obras dão nova vida à sede da coletividade

Reconquista - 11/08/2022 - 8:00

Requalificação da Associação Recreativa e Cultural dos Cunqueiros foi inaugurada com a apresentação de um quadro sobre as tradições.

Partilhar:

Comunidade tem agora um espaço renovado com novas dinâmicas

As obras da requalificação do interior da sede da Associação Recreativa e Cultural dos Cunqueiros foram inauguradas domingo, a 7 de agosto, dia da celebração solene de Nossa Senhora da Lapa, com a apresentação de um quadro alusivo às tradições da aldeia, da autoria de João Pereira.

Completamente renovado, o interior da coletividade tem agora uma zona de bar e cozinha novos e uma nova entrada, onde se destaca o quadro, da autoria de João Pereira, intitulado “Tradições”, que pretende representar os cânticos e as tradições que ainda hoje se mantém vivas na localidade entre homens e mulheres.

O presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova afirma que esta intervenção permite “renovar e inovar a sede, dando condições para que aqueles que são dos Cunqueiros ou sentem aqui as suas raízes, se possam sentir bem a partilhar desse espírito”. João Lobo aponta ainda que “o mais importante num concelho são os seus lugares, comunidades e aldeias, mas quem as corporiza são as associações, que representam o bem-comum que deve ser partilhado, bem como as exigências que devem também fazer ao poder local, facilitando ainda mais o nosso trabalho”.

Na cerimónia marcaram também presença António Alberto, presidente da União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira, e o presidente da Associação Recreativa e Cultural dos Cunqueiros, Paulo Catarino. Mas coube a Luís Rosa a apresentação geral do quadro “Tradições” e das alterações nas instalações, promovendo ainda um momento de cantares das Janeiras e da Encomendação das Almas.

A festa da aldeia de Cunqueiros decorreu durante quatro dias com animação musical, realização de jogos tradicionais, momentos religiosos e culturais, oferta de sardinha assada, grupos de danças e cantares tradicionais e ainda o habitual super-arraial.

COMENTÁRIOS