Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Curso de poda no Orvalho

- 08/02/2024 - 12:40

A FLORVAL - Associação de Produtores Florestais do Orvalho, a Junta de Freguesia do Orvalho e a Quinta do Vale da Carvalhinha promoveram dois cursos de poda em fruticultura.

Partilhar:

A FLORVAL - Associação de Produtores Florestais do Orvalho, a Junta de Freguesia do Orvalho e a Quinta do Vale da Carvalhinha promoveram dois cursos de poda em fruticultura. As duas formações tiveram como formador Pedro Ribeiro e tiveram alunos com idades compreendidas entre os 30 e 70 anos.

Em nota enviada à nossa redação, a Quinta Vale da Carvalhinha explica que “os cursos apresentaram uma componente teórica inicial, sobre a fisiologia da planta, que decorreu no Auditório da Junta da Freguesia do Orvalho, e uma componente prática, na exploração agrícola da Quinta do Vale da Carvalhinha”.

Segundo Pedro Ribeiro, “se realizada de forma correta, a poda é de extrema importância para a qualidade dos frutos que as árvores irão produzir”. Citada na mesma nota, Cristiana Gaspar, explica que se decidiu inscrever “para contrariar a realidade de que os mais jovens não se interessam pela atividade agrícola e, neste caso, frutícola. Também José Xavier, comercial e escultor, acrescenta “a poda de frutificação é importante pela manutenção do equilíbrio entre a parte vegetativa e a parte produtiva da planta, e é no equilíbrio entre as circunstâncias que se originam bons frutos, como em tudo na vida”.

Por sua vez, Fernando de Lima Antunes, professor e apaixonado pela vitivinicultura, viu “interesse nesta colaboração, pois um bom corte das varas estimula o crescimento dos gomos responsáveis pela futura produção de uvas, bem como para moldar a videira num determinado espaço ao longo da vinha”.

COMENTÁRIOS