Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Desporto: Pais nos treinos? “Até aos sub-13 e…”

Artur Jorge - 05/04/2023 - 21:00

Se os pais não assistem às aulas, porque é que são presença assídua nos treinos? Questionámos os profissionais do ensino e do desporto...

Partilhar:

Rui Paulo dá o seu ponto de vista sobre o assunto

Se os pais não assistem às aulas, porque é que são presença assídua nos treinos? Questionámos os profissionais do ensino e do desporto presentes no colóquio das Jornadas de Desporto e Saúde do AEAL, realizado recentemente.

O professor Rui Paulo não vê problemas de maior até infantis. Este profissional que gravita nas duas áreas (ensino e desporto federado) entende que “os pais são importantes no processo, mas têm de perceber o seu lugar”.

“Se os comportamentos estiverem de acordo com o definido pelos clubes, não vejo problemas em presenciarem o treino das crianças. A partir dos sub-13, sou contra, tirando aqueles que têm funções diretivas”.

Rui Paulo entende mesmo que “a presença nos treinos pode criar pressão junto dos treinadores mais jovens. Os pais também não vão à aula escolar. Mas, num e noutro contexto, são importantes…”.

Ana Hormigo, ex-selecionadora nacional de judo e treinadora do SL Benfica, teve que solicitar a intervenção de uma psicóloga quando começou por abrir a porta das aulas de judo aos pais, na EJAH.

Houve um episódio menos correto e a realização de uma palestra com os pais revelou-se um bom exercício de autoavaliação.

No judo, por norma, os treinos são fechados aos progenitores.

COMENTÁRIOS