Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Dia 23: Mil razões para ler um livro

Reconquista - 17/04/2021 - 14:30

Para assinalar o Dia Mundial do Livro (23 de abril), a Alma Azul promove várias atividades, dedicadas a Antero de Quental.

Partilhar:

Antero faz Ponte literária entre Coimbra e Alcains

Para assinalar o Dia Mundial do Livro (23 de abril), a Alma Azul promove várias atividades, em regime de voluntariado e sem qualquer apoio institucional, que se iniciam no próximo dia 15, nas esplanadas da Baixa de Coimbra, com uma “Ponte Literária” dedicada a Antero de Quental, o grande impulsionador de acontecimentos cívicos que marcam a história do século XIX, que depois terá repetição em Alcains.

Quem não se lembra da “Questão Coimbrã”, polémica literária desencadeada com a publicação do texto “Bom Senso e Bom Gosto” contra o conservadorismo da literatura da época; ou das “Conferências do Casino”, proibidas pelas autoridades, mas das quais se salvou “As causas de decadência dos povos peninsulares”, texto muito lido ainda hoje.

No dia 18, data de nascimento de Antero Quental (Ponta Delgada, 1842), esta Ponte Literária desemboca, às 11H00, na Ermida de Santa Apolónia, em Alcains, com o livro “Coimbra de Antero”, de Eça de Queirós, uma pequena biografia de Antero de Quental, que o autor de “Os Maias” descreve como “Um génio que era um santo”.

“Coimbra de Antero em Alcains”, adotará a forma de conversa sobre a sua vida e a obra, a partir da leitura de fragmentos do texto de Eça de Queirós que a Alma Azul editou em 2009, na sua coleção Literatura Portátil, nos 150 anos da chegada de Antero de Quental à Universidade de Coimbra (1859), onde conheceu e conviveu com Eça de Queirós.

O Programa “Mil Razões Para Ler Um Livro” desafia ainda os leitores para o envio de “Frases da Revolução” gravadas em murais, no período pós-revolução de 25 de Abril de 1974, sendo esta uma proposta que será desenvolvida nas redes sociais-digitais.

Entre os dias 15 e 25 de abril realiza-se uma Feira do Livro Online (a partir de Alcains) que para além dos Livros Alma Azul, irá acolher e enviar para todo o país; livros das editoras Relógio d’Água, Assírio & Alvim, Livros de Bordo e Livros Cotovia, numa seleção e valorização de autores de referência da Literatura Universal como Miguel de Cervantes, Gottfried Benn, Raduan Nassar, ou Wislawa Szymborska.

COMENTÁRIOS

Maria Sofia Gonçalves
à muito tempo atrás
Gostara de saber se tem livros da Lídia Jorge e quais os últimos títulos.
Maria Sofia Gonçalves
à muito tempo atrás
Parece-me uma ação com muita dignidade e aprecio muito as formas tão simples como a Alma Azul faz chegar a leitura ao POVO. O Povo quando lê aprende e ler, aprender e à luz do que se aprendeu usar o seu direito de cidadania é o melhor que a democracia nos dá. Todos temos direito a ações desta natureza. Um país sem cultura , saúde e economia não tem futuro. temos todos que trabalhar para alcançar o melhora para cada um e para todos. " VIVA O 25 de ABRIL "